Área do Aluno


ou



Sistema Pluvial

Falamos brevemente sobre o sistema pluvial durante nosso curso. O sistema pluvial recebe boa parte da água da chuva, direcionando-a para as galerias. A chuva pode ser um sério problema das grandes cidades.

Com o crescimento desordenado, grandes quantidades de chuvas podem causar alagamentos, enchentes, deslizamento de terra e diversos problemas de locomoção e moradia dos cidadãos.

Dessa forma, é extremamente necessário realizar uma boa drenagem da água pluvial, em quantidade suficiente para que se evite esses problemas. Além disso, a água da chuva ainda pode ser utilizada dentro de casa para dar descarga, lavar roupas, mangueiras de jardim, etc. Confira tudo isso logo abaixo.


Drenagem pluvial

A drenagem pluvial é realizada pela empresa de abastecimento de água e coleta de esgoto, o principal objetivo dessa drenagem é justamente reduzir o impacto da água da chuva nas cidades (alagamento, deslizamento, etc.).

Essa drenagem urbana é feita através de um conjunto de estruturas e equipamentos, que vão canalizar e direcionar toda a água, para escorrer pelas canaletas e bueiros, até chegar as grandes galerias de água da chuva.

Além de tudo isso, é importante saber que a drenagem urbana de água das chuvas faz parte de uma ferramenta do estado que vai garantir maior controle populacional para evitar acidentes em grandes cidades.

Além disso, a drenagem urbana possui um aspecto legal, visto que cada cidade pode realizar o seu próprio sistema pluvial, escolhendo a foram de reaproveitamento e tratamento dessa água.

Para tudo isso funcionar é necessário que haja empenho e conhecimento técnico que garantam o correto escoamento das águas, além de incremento da educação social em garantir que não haja lixos na rua que provocam o entupimento de bueiros.

Dessa forma, se garante que toda a água seja utilizada e direcionada de forma que não agrida o meio ambiente nem provoque inundações.


  • Tipos de sistema de drenagem
Além de tudo isso, podemos dividir o sistema de drenagem em 2 tipos diferentes.

1. Microdrenagem: A microdrenagem fica responsável por receber as águas superficiais em suas pequenas e médias galerias. Esse tipo de drenagem também recebe águas subterrâneas. É o formato mais presente nas grandes cidades.

2. Macrodrenagem: A macrodrenagem fica responsável por receber toda a água da microdrenagem, além de outros corpos de água como canais e rios.


  • Estruturas de drenagem
A estrutura construída para a captação de água pode ser de diversas formas. Seu objetivo sempre será o mesmo (captar a água da chuva), no entanto a forma de captação e condução vai de acordo com a necessidade da região, tipo de solo, quantidade de chuva, e outros pontos importantes. Confira algumas delas:


1. Bueiro

Também chamado de boca de lobo, é um tipo de orifício circular aberto próximo ao meio-fio. A sua função é drenar toda a água que é coletada pela sarjeta. É importante o bueiro possuir também uma espécie de grelha para poder fazer uma filtragem inicial de folhas, galhos e outras sujeiras.


2. Sarjeta

A sarjeta é aquela parte mais inclinada ao canto do asfalto, próximo ao meio-fio. Ela é muito encontra em regiões urbanizadas e em estradas. Como é uma área mais inclinada, cria uma espécie de canaleta, que direciona a água da chuva para o bueiro.


3. Valeta

As valetas são uma espécie de canal, que ajuda a sarjeta na hora de escorrer a água da chuva. Em regiões com alta quantidade de água da chuva, é necessário incluir as valetas pois apena a sarjeta não dá conta de tanta água. Essa passagem consegue drenar de forma mais eficiente, podendo ser coberta ou não.


4. Colchão drenante

Essa estrutura é feita a partir de um material permeável, que permite a passagem da água por sua estrutura. Muito utilizado em rodovias, um dos materiais drenante mais frequentes é a brita. É necessário que o colchão drenante ainda esteja ligado a uma tubulação, para coletar a água.

Cisterna

Assim como as cidades captam água através da rede pluvial, podemos incluir um próprio sistema de captação e reservatório de água da chuva nas residências. Esse sistema de aproveitamento possui baixo custo e sua água pode ser utilizada para vários momentos.

A cisterna pode ser instalada do lado de fora de casa e ela possui diversos tamanhos, formatos e tipos, podendo ser incluída até mesmo em apartamentos. Quem deseja economizar na conta de água, essa é uma excelente opção.

O uso doméstico da água de cisterna pode ser utilizado em qualquer ponto de saída desde que não esteja direcionada para ingestão, lavagem das mãos, banho e limpeza de pratos. Os demais uso como limpeza de chão e parede, lavagem de roupas, descarga em vasos sanitários, regar jardim, lavagem de carro, etc., tudo é liberado!

  • Como construir
Para construir uma cisterna é bastante simples. Primeiramente é preciso de calhas para captação de água. Elas devem se posicionar em um local estratégico, preferencialmente acima do telhado, para poder captar o máximo de água da chuva possível.

Após isso, a água para ser filtrada, retirando a grande parte das impurezas visíveis ao olho nú, como galhos, pedras, folhas e tudo que possa ter sido arrastado para as calhas durante a chuva.

Essa água filtrada segue diretamente para a cisterna, que muitas vezes está localizada abaixo da casa ou em sua lateral. Um freio d’água fica responsável por reduzir a velocidade da água da chuva, para que ao chegar na cisterna, não se agite o conteúdo sólido que possa estar decantado em seu fundo.

Da cisterna, é possível instalar uma bomba para mandar a água armazenada a um tanque superior que vai levar a água da chuva para os seus pontos de saída específicos por gravidade. Lembre-se que toda a água da chuva não é considerada potável por mais limpa que possa aparentar.

É preciso criar tubulações específicas para levar essa água aos pontos de saída. Geralmente se instala as cisternas abaixo da casa para garantir que não haja contato com a luz solar nem com animais, evitando assim a contaminação desse tipo de água.

No entanto, para quem quer economizar, é possível instalar cisternas externas, desde que se tenha cuidado reforçado contra contaminações e crescimento de microrganismos.


  • Vantagens

- Como vantagens desse tipo de sistema é que a cisterna é uma atitude benéfica ao meio ambiente, já que usar a água da chuva para processos básicos reduz consideravelmente a pegada hídrica, que é a quantidade de água que você gasta diariamente.

- Junto a isso, você também consegue reduzir a sua conta de água em cerca de 50%, pois boa parte da água utilizada vem diretamente da chuva.

- Auxilia no combate a enchentes, pois a água em excesso poderia fazer com que esgotos e rios transbordassem.

- É uma atitude ecológica, promovendo uma cultura de sustentabilidade entre parentes, amigos e vizinhos.

- Promove acesso a água em momentos de crise hídrica e seca.

- Pode fazer parte de qualquer ambiente e tipo de residência.


  • Desvantagens

- Possui um custo de instalação (maior se for uma cisterna subterrânea).

- Deve ter atenção especial na limpeza de calhas, evitando a presença de animais mortos, fezes, baratas, folhas e outros tipos de sujidades que possam contaminar a água.

- Cisternas externas devem ter proteção contra raios solares, evitando a deformação promovida pelo tempo.

- A cisterna também deve ser limpa internamente de tempos em tempos.

- É necessário modificar o encanamento da casa, de forma que garanta o acesso a água da chuva e também da água da rede de abastecimento comum.



Este artigo pertence ao Curso de Encanador Residencial

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados