Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar é integrado pela pele e os seus anexos (pelos, unhas, glândulas e receptores sensoriais). Com isso, ele recobre todo o corpo e opera preservando-o contra o ressecamento e a perda de água para o ambiente externo, os atritos, a radiação ultravioleta e a entrada de microrganismos patogênicos.

Além disso, ele também tem um papel importante no sistema sensorial. Visto que, a pele é responsável pela percepção do tato, dor, pressão e temperatura.

Ademais, o sistema tegumentar está presente no processo de síntese de vitamina D por meio da penetração dos raios solares na pele, na secreção de leite e de gorduras protetoras, na termorregulação, na excreção de íons e na secreção de substâncias como sebo e suor.

Constituintes

O sistema tegumentar dos seres humanos é constituído pela epiderme (camada mais externa da pele), derme (camada subjacente à epiderme) e hipoderme (camada subjacente à derme).

Além dos anexos cutâneos: pêlos, unhas, glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas e os seguintes receptores sensoriais: Discos de Merkel, Corpúsculos de Meissner, Bulbos de Krause, Corpúsculos de Ruffini, Corpúsculos de Vater Pacini, Terminações Nervosas Livres e Terminais do Folículo Piloso.

Funções

• Armazenar gordura e água nas células;
  • Impedir a desidratação e o excesso de perda de água para o meio externo;
  • Controlar a perda hídrica através da transpiração (suor);
  • Envolver e proteger mecanicamente todos os tecidos e órgãos do corpo;
  • Participar do sistema excretor e atuar na eliminação de resíduos tóxicos para o organismo;
  • Participar do processo de troca gasosa com o ambiente externo;
  • Participar do processo de secreção de substâncias através das glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias;
  • Agir como uma barreira e proteger o corpo contra a entrada de microrganismos patogênicos;
  • Fazer a ligação do corpo do meio interno com o externo, por meio dos sentidos e trabalhar em conjunto com o sistema sensorial e nervoso;
  • Controlar a temperatura corporal, a fim de proteger o organismo contra as mudanças bruscas de temperatura do ambiente externo.

Este artigo pertence ao Curso de Massagem Redutora