Sistemas de Gestão no Turismo Sustentável
Os sistemas de gestão da sustentabilidade proporcionam uma base estável, coerente e consistente para o desempenho sustentável e a manutenção de um empreendimento, de um município, região turística, estado ou até mesmo de um país.
A intenção não é apenas controlar os impactos, mas também buscar os resultados que irão fazer com que o turismo possa contribuir ativamente para a conservação, revitalização e recuperação dos recursos naturais e buscar resultados econômicos com ética, contribuindo para a promoção da justiça social e a valorização das culturas locais.
É válido ressaltar que um sistema de monitoria e avaliação leva em consideração não só os aspectos ambientais, como também os socioculturais, econômicos, e, em alguns casos, os políticos. No âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiro do Brasil será estabelecido um sistema de monitoria e avaliação, que será aplicado em âmbito nacional, estadual, regional e municipal para que, a partir das informações geradas e disponibilizadas por ele, sejam tomadas decisões e providenciados os ajustes necessários ao Programa, a fim de mantê-lo atualizado e garantir sua correta implementação.
Nos processos de monitoria e avaliação, no turismo, é importante que a avaliação não se concentre apenas nos resultados obtidos, mas se estenda aos processos.
Por meio desses mecanismos de controle, os desvios podem ser detectados e é possível reprogramar atividades e fornecer elementos para as inevitáveis revisões. Por isso, a construção de um processo de monitoria e avaliação já deve estar prevista na montagem dos planos e programas.
Para que isso seja possível, é necessário construir indicadores parciais de resultados e de processos, ou seja, em um determinado período de tempo alguns resultados previstos (anteriormente determinados) deverão ser encontrados e alguns processos deverão ser iniciados.
A avaliação separa passado, presente e futuro, com a intenção explícita de intervir socialmente para modificar uma situação atual. Desse modo, a dimensão histórica do processo deve ser levada em conta, já que mesmo quando uma intervenção é limitada e pontual, ela acontece dentro de um contexto amplo e não pode ser compreendida fora dele.
Esses sistemas devem ser medidos por meio de indicadores estabelecidos, e é muito importante a integração dos atores envolvidos na atividade turística, para sua construção e operacionalização. Num contexto em que a sociedade exige resultados concretos da gestão pública e das instituições representativas do setor turístico, os indicadores de turismo sustentável vêm consolidando-se como principal instrumento de controle e monitoramento do desempenho da atividade turística.
Desse modo, os indicadores são parâmetros específicos que podem ser monitorados e ajudam a avaliar o sucesso do planejamento turístico em direção à sustentabilidade e os progressos ou retrocessos do processo. O uso de indicadores pode funcionar também como um alerta, além de auxiliar na prevenção de situações consideradas indesejáveis.
Como já dissemos, o processo deve ser monitorado e avaliado permanentemente, e os avanços e retrocessos devem ser medidos por meio de indicadores, uma vez que não há garantia de sustentabilidade em longo prazo, porque os fatores que a condicionam são muitos.
Se é possível afirmar que o turismo contribui para uma sociedade sustentável, a dimensão dessa contribuição deve ser passível de medição. Mas a questão é: como medir os progressos do turismo na direção da sustentabilidade? O que se pode afirmar é que os sistemas de gestão da sustentabilidade proporcionam uma base estável, coerente e consistente para alcançar e manter o desempenho sustentável dos empreendimentos.
O papel dos indicadores no sistema de gestão da sustentabilidade no turismo
- mudanças em determinados aspectos do ambiente, que afetam o turismo como consequência de fatores internos e externos;
- os impactos do turismo no ambiente.