Área do Aluno


ou



Sistemas Mais Comuns Utilizados no PCP - OPT (Optimized Production Technology)

A tecnologia de produção otimizada é um sistema de agendamento proprietário usando software de computador que foi originalmente desenvolvido pelo Dr. Eliyahu Goldratt e colegas que reconheceram que um dos problemas mais complexos enfrentados pelas organizações de fabricação era o de agendamento no chão de fábrica.

O sistema baseia-se no conceito de que existem dois fenômenos fundamentais de fabricação:

    • Eventos dependentes. Todos os processos dependem da conclusão das operações anteriores.
    • Flutuações estatísticas. Os tempos de processo flutuam em torno de uma média.

    O efeito desses fenômenos é que a capacidade de uma planta deve ser desequilibrada e, portanto, gargalos são inevitáveis.

    Como definido por Johnson, o método OPT de agendamento determina que o material só deve ser lançado no chão de fábrica na taxa em que é consumido pelo gargalo.

    Isso significa que o trabalho programado para o terceiro dia chega no primeiro dia, criando um buffer de dois dias como proteção contra interrupções nas operações antes do gargalo.

    O objetivo da OPT é agendar a capacidade de gargalo de forma eficiente. Este cronograma é o mestre para a demanda colocada em outras capacidades.

    A OPT é possivelmente a mais radical das estratégias de produção a serem discutidas, pois exige uma nova forma de pensar, não apenas sobre a produção, mas também sobre os princípios básicos da contabilidade. Em muitas áreas isso exige pensamento radical ou revisado por nossos contadores e novas abordagens para os fundamentos da contabilidade.

    A OPT começa afirmando que o objetivo de um negócio de manufatura é ganhar dinheiro agora e no futuro. Isso pode parecer bastante simples, mas fornece um quadro para todas as outras decisões envolvidas no negócio.

    A OPT define um "gargalo" como qualquer recurso cuja capacidade seja igual ou inferior à demanda de mercado colocada sobre ele. O gargalo é, portanto, a restrição que está impedindo o aumento do rendimento da fábrica. Melhorias aqui tendem a otimizar todo o sistema e ter um retorno maior aumentando diretamente o rendimento.

    Gargalos são fáceis de detectar na fábrica média – são as operações que têm muito trabalho em andamento empilhados na frente deles. Nesse sentido, um não-gargalo é qualquer recurso cuja capacidade seja maior do que a demanda de mercado colocada sobre ele e melhorias aqui serão irrelevantes em termos de aumento de rendimento.

    Assim, a única maneira de reduzir o comprimento (o inventário) e alcançar o tempo de trânsito mais rápido do rendimento é encontrar uma maneira de mover o caminhante mais lento mais rápido, ou seja, trabalhar no gargalo. Uma hora perdida em um gargalo, por qualquer razão é uma hora para todo o sistema e não pode ser recuperada

    De certa forma, a OPT compartilha muita filosofia com o JIT e ambas se concentram na qualidade, tempos de chumbo, tamanhos de lote e tempos de configuração da máquina. 

    A OPT é relativamente nova em termos de sistemas de gestão de produção e é uma filosofia geral para administrar o negócio, em vez de simplesmente ser sobre gestão de produção. A OPT começa assumindo que a fabricação é tudo sobre ganhar dinheiro e olha para otimizar o sistema completo para conseguir isso, em vez de apenas otimizar as operações individuais em uma base fragmentada.


    Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

    Faça o Curso completo grátis!!
    Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados