Área do Aluno


ou



Soluções e Medicas para tratar o Bullying

Para uma conscientização generalizada sobre a questão do bullying e os riscos sociais e psicológicos associados, e para proteger os interesses daqueles que são intimidados é preciso aplicar muita vigilância para garantir que ninguém seja prejudicado.

Diante da suspeita de intimidação, deve-se coletar provas o máximo possível contra eles e evitar ao máximo o contato, seja ele físico ou virtual.

Com relação às escolas, deve-se sempre informar os pais ou professores ou conselheiros sobre o bullying sofrido e, de modo algum, deve-se tolerar isso.

Como evitar o bullying?

Embora não haja como garantir que seu filho nunca será intimidado, algumas medidas têm se mostrado muito eficazes na redução do bullying em uma escala mais ampla:

  • Os pais devem começar a falar com seus filhos sobre bullying muito cedo, incluindo por que é errado e prejudicial, e o que fazer se virem outra pessoa sendo intimidada.
  • Os pais devem se esforçar para criar uma atmosfera de tolerância, respeito e compaixão em casa.
  • As escolas devem aumentar a supervisão de adultos (especialmente no parquinho, no ônibus e nos corredores entre as aulas).
  • As escolas devem envolver os pais em discussões e iniciativas de prevenção ao bullying.
  • Legisladores devem trabalhar juntos para criar — e impor — políticas claras e rigorosas antibullying.

Quais são as opções de tratamento para o bullying?

Perguntar às crianças especificamente sobre problemas com bullying durante as visitas no consultório— "Alguém está sendo mau com você?" — é o primeiro e mais importante passo.

Os profissionais e os pais também devem ficar atentos a sinais de estresse, tais como:

  • declínio repentino nas notas;
  • recusa à escola;
  • mudança abrupta nos padrões de sono;
  • perda ou ganho de peso inexplicável;
  • visitas frequentes ao consultório da enfermeira da escola.

Tratamento relacionado a depressão e ansiedade

Saber que uma criança está lutando com seus pensamentos e sentimentos é uma experiência perturbadora, mas é possível ajudá-la com um tratamento que siga as seguintes etapas:

  • elaborar um plano para parar o abuso;
  • ajudar a reconstruir sua autoestima;
  • ensinar novos padrões de pensamento construtivos para ajudá-la a ter sucesso no presente e planejar o futuro.

Psicoterapia

A psicoterapia ajuda a identificar, expressar e gerenciar seus sentimentos sobre sofrer bullying. Também ensinará novas habilidades importantes para superar esses sentimentos, reconstruir sua autoestima e se sentir otimista e confiante sobre o futuro.

A criança em questão pode receber terapia individual ou participar de sessões em grupo com outras crianças que trabalham questões semelhantes. Também é recomendável o aconselhamento familiar, que permite que pais, irmãos e outros membros da família participem de sessões de terapia infantil e aprendam novas estratégias em equipe.

Medicação

Se a depressão, ansiedade ou estresse não responderem adequadamente à psicoterapia, o médico pode recomendar a adição de um medicamento ansiolítico ou antidepressivo para a vítima de bullying.

Esses medicamentos podem ajudar a criança a se sentir mais relaxada e confortável enquanto ele está trabalhando no aprendizado e na prática de habilidades de enfrentamento através da terapia.



Este artigo pertence ao Curso de Bullying

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados