TÉCNICAS E TÁTICAS DE SEGURANÇA
Técnicas e táticas de segurança
Vigilância Física: uma forma de vigilância é a atuação do Agente em postos fixos. Por essa forma, a vigilância de um posto alcança a vigilância de um posto seguinte e assim sucessivamente, até a cobertura de toda a área interna e/ou externa ao estabelecimento penal. Nos postos de serviço, o Agente deve estar atento a tudo e a todos. Sendo necessário sair, sempre que possível, deve pedir a sua substituição, não devendo jamais deixar o posto abandonado.
Vigilância Móvel: nessa forma de vigilância, a presença do Agente é intermitente nos diversos pontos da área sob sua responsabilidade. A vigilância móvel é empregada na cobertura de distâncias maiores no estabelecimento, deslocando-se o Agente sempre nas várias direções e em momentos diferentes, para observar e garantir a segurança do setor. A vigilância móvel é também um meio para reforçar os postos fixos e articular os diversos setores de segurança do estabelecimento.
Revistas
As revistas podem ser feitas em terceiros ou espaço físico. A primeira é o procedimento no qual se efetua a revista pessoal no preso ou internado, funcionários e visitantes, podendo ser superficial ou minuciosa. O objetivo é coibir a entrada, posse ou comercialização de quaisquer substâncias ou objetos ilícitos que ofereçam algum risco à segurança do estabelecimento penal ou integridade de terceiros. A segunda, por sua vez, é a inspeção minuciosa em todo e qualquer local do estabelecimento penal, atentando a paredes, grades, pisos, teto e toda mobília e objetos existentes no espaço. O objetivo é buscar e apreender substâncias e objetos ilícitos, assim como observar e constatar possíveis alterações do local. As ações do agente consistem:
No preso ou internado: abordar conforme a motivação procedendo o tipo de revista pessoal tendo em vista a situação, local e segurança devida.
Em funcionários: proceder a revista pessoal superficial, solicitando permissão, indagando conforme a necessidade, retendo e guardando pertences, e usando do procedimento devido da revista (detector de metais, manual ou ambas).
Em visitantes: proceder a revista pessoal superficial ou minuciosa, solicitando permissão, indagando e informando conforme a necessidade, retendo e guardando pertences, e usando do procedimento devido da revista (detector de metais, superficial ou minuciosa).
Este artigo pertence ao Curso de Agente Penitenciário
Faça o Curso completo grátis!!