Técnicas para depilação a cera
Para que a depilação com cera seja realizada de forma correta, é necessário mais do que a escolha certa dos materiais ou uso de produtos caros e tecnológicos, é necessário técnica.
Além dos fatores abordados no capítulo anterior, é importante saber o que fazer quando a cera estiver na sua pele ou na pele da cliente.
Como a cera quente é a mais utilizada, vamos nos basear nela para explanar sobre as técnicas, de forma mais específica.
Então continue com a gente para entender melhor sobre esse tópico que é super importante!
Pré depilação
Embora seja uma técnica super utilizada e comercializada em todo Brasil, poucos se preocupam com os cuidados antes de realizar a depilação, e muitas vezes isso pode influenciar no resultado final.
Os cuidados para toda depilação são importantes, mas principalmente para pessoas que nunca tiveram contato com a cera.
- Anamnese – Essa entrevista é muito importante para conhecer a paciente e sua pele. Sendo assim, esse tópico será melhor explanado no próximo capítulo
- Escolher a técnica – O momento de definir qual técnica será mais adequada é esse. Para isso, é necessário obter as informações colhidas na anamnese para conseguir tomar a decisão de acordo com as necessidades e vontades da pessoa.
- Preparar a cera e todos os materiais – O preparo e organização deve ser feito antes de iniciar o procedimento, dessa forma facilitará o trabalho do profissional e ajuda a passar uma imagem de organização e profissionalismo.
- Esfoliação – Algumas pessoas optam por fazer a esfoliação antes de qualquer procedimento depilatório, mas não é obrigatório. Porém, a etapa de esfoliação auxilia na ativação da circulação sanguínea e na remoção das células mortas. Lembrando que não é necessária a hidratação por cremes da pele nesse momento.
Durante a depilação
Posicionamento da pele – É indicado que a pele esteja bem esticada, este conselho é importante para evitar o aparecimento de hematomas na região, já que o movimento de retirada da cera pode causar certo impacto na pele.
Aplicação – A cera deverá ser aplicada apenas na região a ser depilada naquele instante. Após a testagem da temperatura que vimos no capítulo anterior, a cera em sua textura de mel poderá ser transferida para a pele através de uma espátula ou palito de picolé. Normalmente o material desse objeto é de acrílico ou madeira.
- Retirada - Após o aguardo de alguns segundos, a cera é endurecida e isso possibilita um leve resfriamento dela. Com isso, a cera deve ser puxada de forma contrária ao crescimento dos pelos. Esse é o momento em que acontece a retirada dos pelos, e por isso requer grande atenção. Esse movimento deve ser feito com firmeza e precisão, é necessário que o profissional seja rápido, caso contrário a cera poderá grudar na pele causando ferimentos.
- Cera roll-on – Nesse tipo de cera não é necessário espátula de aplicação, já que a própria embalagem possui aplicador. Para aplicar é muito fácil, basta deslisar o aplicador na pele, e assim o produto irá saindo, muito parecido com o desodorante roll-on. Por outro lado, é necessário o uso de um papel, de material plástico com TNT, esse papel é colocado em cima da camada de cera e puxado juntamente com os pelos.
Para evitar que a cera grude na pele, é interessante que os pelos se encontrem num mesmo tamanho, sendo entre 5mm a 10mm o comprimento ideal.
Além disso, proporciona um lugar refrescante para a pessoa que está sendo depilada, já que o calor pode causar suor, e umidade não é indicado no processo de depilação. Além de realizar o procedimento em local arejado, é importante não praticar exercícios físicos momentos antes da depilação, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea e causar suor.
Alguns cuidados após a depilação são necessários e recomendados, já que a pele pode ficar irritada e avermelhada depois do procedimento e precisamos evitar essa consequência:
- Assim como no início, não é indicado o uso de óleos ou hidratantes após o processo de depilação. Isso é importante por conta da abertura dos poros durante o uso da cera quente, e passando de óleos ou hidratantes estes podem adentrar os poros dilatados e provocar inflamações na pele.
- Caso a área depilada seja a axila, é indicado não utilizar desodorantes logo após o procedimento, principalmente se o produto conter álcool na sua composição. É indicado que produtos com essa finalidade sejam utilizados após vinte e quatro horas do dia da depilação.
- É indicado que o corpo seja exposto ao sol apenas quarenta e oito horas após a depilação, e utilizando protetor solar para evitar lesões e manchas na pele.
- O uso de roupas apertadas ou jeans são contra indicadas. O ideal é sempre utilizar roupas leves nas primeiras horas após a depilação, isso é importante para que os poros sejam fechados da forma correta, sem atrito na pele e sem entrada de microrganismos nesse momento.
- O uso de esfoliantes também é indicado após a depilação, mais especificamente no período em que os pelos estão crescendo, evitando assim a foliculite. Porém, esse uso só é recomendado depois de algumas horas após o processo depilatório, uma vez que os poros precisam ser fechados sem o contato com nenhum produto nesse processo.
Para peles que foram mais sensibilizadas pelo processo, é indicado que, quando a pessoa chegar em casa, se faça um chá de camomila, já que este possui propriedades calmantes. Dessa forma, aplicar o líquido na pele, ou fazer compressas frias com algodão embebido do chá é uma excelente opção.
#Atenção: Para você que está se depilando com a cera, ou você que é profissional da área, é importante saber que o uso prolongado da cera causa flacidez na pele! Isso se dá pela aderência da cera na pele seguida de uma força aplicada para cima na cera, levando consigo a pele até que elas se desprendam uma da outra.
Busque sempre utilizar outros métodos de depilação para alternar com o uso da cera.
Este artigo pertence ao Curso de Depilação
Faça o Curso completo grátis!!