Área do Aluno


ou



Técnicas de Aconselhamento do Serviço Social

Os assistentes sociais ajudam os clientes a lidar e resolver questões como abuso de substâncias, luto, disfunção familiar e ajuste escolar. Os assistentes sociais conectam os clientes aos recursos comunitários e os capacitam a superar barreiras estruturais como pobreza, discriminação e injustiça social. Como parte de seu treinamento, eles aprendem técnicas baseadas em evidências no trabalho social que os ajudam a orientar os clientes em direção a objetivos que podem melhorar sua qualidade de vida.


Escuta ativa

Uma das técnicas mais fundamentais do trabalho social é a escuta ativa, que é usada para mostrar interesse genuíno nos pensamentos e sentimentos do cliente. Nenhuma outra técnica será eficaz sem ter tempo para construir confiança e relacionamento.

Quando os assistentes sociais se engajam na escuta ativa, eles estão focados, engajados e atentos. Eles usam pistas não verbais, como cabeça balançando e contato visual direto. A escuta ativa inclui refletir o que o cliente está dizendo para esclarecer o significado.

objetivo da escuta ativa é construir uma aliança terapêutica que transmita respeito e aceitação não julgadora. Clientes que sentem que sua voz importa são mais propensos a se abrir e confiar na assistente social.


Prática centrada em tarefas

O Assistente Social descreve a Prática Centrada na Tarefa (TCP) como uma técnica terapêutica bem conhecida que é apoiada por evidências. Em vez de analisar as causas básicas dos problemas de um cliente, o TCP baseia-se nos pontos fortes e de resiliência do cliente. Enfatiza-se em um processo de resolução de problemas e definição de metas que é revisado e modificado até que o problema inicial seja resolvido.

Em primeiro lugar, a assistente social e o cliente identificam problemas que contribuem para o estresse ou infelicidade. Em seguida, a assistente social orienta o cliente no desenvolvimento de metas mensuráveis e um plano de ação. A assistente social oferece apoio e validação à medida que o cliente trabalha em direção às metas.

Por fim, os resultados são discutidos e relacionados ao problema apresentado. Por exemplo, um cliente que não consegue encontrar trabalho pode estabelecer uma meta de visitar um local de contratação e, em seguida, discute a formação de carreira com sua assistente social que fornece informações sobre aprendizes.


Terapia de Comportamento Cognitivo (TCC)

Assistentes sociais clínicos usam técnicas de terapia de comportamento cognitivo para auxiliar clientes cujos padrões de pensamento estão exacerbando seus problemas e reforçando comportamentos autodestrutivos. Segundo Healthline, pensar negativamente e temer o pior pode se tornar uma profecia autorrealizável, que intensifica a negatividade. Para quebrar esse ciclo, o cliente deve aprender a reconhecer e reformular padrões de pensamento negativos. Por exemplo, uma assistente social clínica pode trabalhar com um cliente em pânico que se sente inútil depois de perder um emprego e não tem esperança de encontrar uma posição adequada. O problema pode ser reformulado como necessidade de trabalhar os comportamentos que resultaram em serem demitidos, como falta de prazos, chegar atrasado e má higiene. A assistente social também pode recomendar relaxamento e exercícios de respiração profunda para ansiedade.


Terapia familiar

A terapia familiar é um tipo de breve intervenção terapêutica que ajuda as famílias a se ajustarem e resolverem situações que evocam sentimentos de raiva, culpa, ressentimento e confusão. Os assistentes sociais clínicos são treinados em teoria do casamento e sistemas familiares e técnicas de aconselhamento familiar. A terapia familiar é para casais e familiares cujas vidas são afetadas por um problema como um pai alcoólatra, adolescente rebelde ou filha com transtorno alimentar.

Utilizando essa técnica de aconselhamento do trabalho social, a assistente social começa com uma avaliação que leva em conta perspectivas culturais. A assistente social clínica observa os papéis e dinâmicas familiares, completa o histórico familiar, diagnostica quaisquer condições de saúde mental nos familiares e orienta a mudança para uma melhor comunicação e comportamento mais saudável.



Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados