Quando falamos sobre moda, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas são elas: as tendências de moda. Elas representam as peças de roupas, acessórios e calçados utilizados em determinado período de tempo.
Ao longo dos anos existiram diversas tendências de moda. Uma das formas mais simples de comprovar este fato é através do nosso próprio guarda-roupas. Nos nossos armários, nós facilmente conseguimos identificar peças que um dia compramos pois era a tendência do momento, mas hoje, quando nos deparamos com elas no nosso guarda-roupas, já não conseguimos ter o mesmo sentimento de antes.
Como dito anteriormente, a moda é um fator social constante, influenciado por nossa cultura e o pensamento dos indivíduos que compõem a sociedade. Logo, quando pensamos nas peças de roupas que mantiveram como tendência em tempo “X” ou “Y”, devemos entender que aquilo não é feio, é apenas vintage.
E, aí está pronto para conhecer as principais tendências de moda presentes no mundo ao longo dos anos?
1920 – A Era Chanel
Falar de moda e não citar a rainha do design é uma tarefa deveras difícil. Após a Primeira Guerra Mundial, eventos traumáticos marcaram a personalidade da sociedade, e como consequência também houveram mudanças no guarda roupa das pessoas.
Dessa forma, os acontecimentos ao redor do globo trouxeram o conforto como palavra de ordem e a grandiosa Coco Chanel, foi uma das ilustres personalidades que fez do conforto uma realidade.
Elegância e minimalismo foram a marca principal das projeções de Chanel. Peças como o cardigã, o colar de pérolas e os vestidos pretos foram algumas das inúmeras peças que eternizaram a estilista no mundo da moda, que combinava ousadia, feminilidade e criatividade em todas as suas invenções.
1940 - A Era Dior
Caracterizado pelo objetivo de resgatar a elegância do vestuário feminino que fora perdido ao longo dos traumas adquiridos pela guerra. Christian Dior foi um dos grandes nomes eternizados pelo universo da moda. Seus feitos perduram até os dias de hoje através dos perfumes Dior.
Responsável pela elaboração de peças volumosas, saias a altura do joelho, ombros a mostra e cinturas finas, o estilista foi considerado a principal figura do renascimento de Paris pós-guerra.
Suas projeções exalavam elegância e sensualidade, através de um estilo mais pomposo que se contrastava com as produções de Chanel. Apesar do seu falecimento precoce aos 52 anos, Dior marcou o mundo da moda eternizando seus feitos ao redor do globo.
1960 – A Era do Movimento Hippie
O movimento hippie foi um dos acontecimentos históricos que causaram enormes reviravoltas no mundo da moda. Isto, pois o clássico preto, as cores neutras e o padrão mais culto das roupas foram deixadas para trás para dar lugar aos looks exuberantes, com cores vivas e estilo unissex.
Homens e mulheres passaram a utilizar seus cabelos longos, as calças bocas de sino e os desenhos indianos marcaram a época, sendo estes os principais artifícios de referência do movimento que pregava a liberdade de expressão, paz e amor.
Até hoje o mundo colhe os frutos derivados do movimento hippie, como as roupas coloridas, as estampas como o Paisley e as calças largas que voltaram a ser tendência agora no século XXI. Além disso, diversas figuras famosas foram eternizadas por sua ideologia hippie, que inspirou milhares de pessoas a adotarem a tendência de moda, como Jimi Hendrix, John Lennon, Renato Russo, The Who e vários outros.
1970 – A Era do Glam Rock e do Estilo Discoteca
As tendências de moda da década de 70 foram muito inspiradas nos estilos hippies, desta forma, peças como calças, bocas de sino, vestidos, acessórios e estampas florais eram vistos com frequência.
De forma análoga, as tendências musicais também foram muito presentes nos anos 70. Com o fortalecimento do Punk e do Heavy Metal, peças de couro, roupas pretas, piercings e acessórios diversos também foram muito encontrados na década de 70. Logo, era muito comum identificar diferentes tipos de estilos.
Entretanto, a década de 1970 também foi marcada por grandes nomes da moda, como Calvin Klein, Giorgio Armani, Jean Paul Gaultier e Ralph Lauren. Estas figuras foram responsáveis por inovar a moda em suas épocas, destacando-se de tal forma, que foram eternizadas ao redor do mundo.
A principal figura de destaque, entretanto, foi Ralph Lauren, com suas peças que eram responsáveis por realizar o empoderamento feminino, que contribuíram diretamente para a internacionalização da moda.
1980 – A Era do Exagero
Ombreiras, sobreposições, brilho e a valorização de acessórios. A década de 1980 foi definitivamente marcada pela extravagância e pela grande presença das mulheres em cargos de liderança nas maiores empresas do mundo.
Dessa forma, as saias longas, os ternos femininos e a alfaiataria foram peças largamente utilizadas e divulgadas comercialmente. Dessa forma, a moda foi revolucionada através da liberdade feminina conquistada ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
A indústria foi marcada por nomes como Gucci e Hugo Boss, para as pessoas de vestuário. Já no ramo dos acessórios, os relógios Rolex obtiveram maior destaque para compor o estilo formal e chique das roupas de trabalho.
1990 – A Era da Diversidade
Apesar da grande extravagância dos anos 80, os anos 90 foram marcados pela mistura de estilos e pela diversidade. Uma das peças mais marcantes para a década de 90 foi o mom jeans, as peças em xadrez e os vestidos tubinho. Além disso, as peças de veludo também foram destaque nos vestidos das mulheres desta época.
Assim como em outros tempos, a música também foi uma forte influência para a moda desta geração. O estilo musical grunge marcado pelo rock e o punk, destacaram as peças em xadrez, as peças de couro e o jeans envelhecido.
Entretanto, devido ao seu padrão diversificado, a década de 90 também foi fortemente influenciada pelos estilos dos hippies da década de 60 e do padrão de extravagância de 80. Dessa forma, peças de vestuário coloridas, confortáveis, de cores claras, os óculos redondos e o jeans rasgado foram fortemente utilizadas pelo público da época.
Uma produção cinematográfica capaz de compartilhar de forma eficaz essa tendência de moda dos anos 90 é “As patricinhas de Beverly Hills”. Note que o estilo entre as personagens consiste em um padrão bastante diversificado.