Tenha as habilidades de negócios certas - Básico de Estética Corporal
Muitos proprietários de salões recebem treinamento de negócios para permitir que eles gerenciem efetivamente a execução de um negócio e uma equipe de funcionários. Uma maneira de se manter no caminho certo e focado é elaborar um plano de negócios, pois isso ajudará você a identificar os principais custos, metas e um plano para o dia a dia da empresa.
Você também pode considerar iniciar um negócio de beleza móvel antes de montar uma loja física, pois isso permitirá que você ganhe experiência de negócios e beleza sem o investimento inicial de um local e assumir a equipe – também permitirá que você construa uma base de clientes, o que minimizará o risco quando você estiver pronto para lançar.
Além das qualificações, seguros e licenças necessárias para tratamentos como massagens, tratamentos de beleza, saunas, leitos solares e manicures; aspirantes a esteticistas também têm que lidar com uma série de planejamento e regulamentos de instalações. Comece registrando seu salão de beleza ou spa com a autoridade local e solicite-lhes uma lista dos regulamentos que você precisa considerar – por exemplo, se você precisar obter permissão de planejamento para reformas que deseja fazer na propriedade.
Saúde e segurança é outra grande consideração para spas e salões de beleza, por isso observe todos os produtos perigosos que sua empresa usa e obtenha folhas de dados de risco dos fabricantes – mantendo tudo arquivado em caso de inspeção.
Seja experiente em orçamento de beleza
Como descrito anteriormente, um salão ou spa envolve investimentos iniciais substanciais, pois instalações imaculadas, tratamentos de alta qualidade e equipe treinada são necessárias desde o lançamento.
No geral, seu orçamento dependerá da localização do seu negócio (custo de aluguel e se a loja precisa de uma reforma total) e seus tratamentos: geralmente isso pode ser medido em relação ao custo e complexidade do tratamento real – por exemplo, equipamentos para manicures custam apenas algumas centenas de libras, enquanto máquinas a laser podem custar milhares.
Feiras são um bom lugar para fornecer novos fornecedores para produtos e equipamentos, além disso você fará contatos que podem ser capazes de ajudar de outras maneiras. Você também pode procurar equipamentos de segunda mão, mas tenha cuidado para não comprometer a qualidade pelo preço, pois seu negócio pagará por isso a longo prazo.
Levará tempo para construir sua rede de clientes e as empresas de salões/spa geralmente veem pouco retorno para o primeiro ano ou dois. Buscar financiamento para obter você e seu negócio ao longo dos primeiros anos vale a pena considerar – você pode querer considerar um empréstimo empresarial.
Cresça sua rede
Embora seja importante fazer sua pesquisa de mercado e analisar a demografia da área circundante para ajudá-lo a entender como direcionar seus clientes locais e qual o preço cobrado pelos tratamentos; ter uma presença online é uma ótima (e barata) maneira de você mostrar seus talentos e expandir seu alcance de rede.
A criação de um site agora é relativamente fácil com sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress tornando-o ainda mais acessível. Você pode fazer reservas, consultas e listar seus preços e serviços.
Também iniciar um blog de beleza/vlog, que agora são massivamente populares e vinculá-lo à sua plataforma online ajudará a atrair mais visitantes para sua página web e permitir que você exiba sua experiência e construa um relacionamento com potenciais clientes antes mesmo de passar pela porta.
Por fim, combine seu site com uma seleção de perfis de mídia social, especialmente aqueles que incentivam o compartilhamento entre seguidores, como o Facebook (agindo como um boca-a-boca online) e redes focadas em imagem como Instagram e Pinterest que permitirão que você poste fotos de seu trabalho anterior.
Reputação empresarial é fundamental
O padrão de serviço que você oferece é essencial para que os clientes retornem e, portanto, o pessoal que você contrata é extremamente importante. Os esteticistas corporais são obrigados a ter uma qualificação de um órgão governamental reconhecido, seja um nível 2 ou 3 NVQ ou equivalente a exames, bem como qualificações específicas para tratamentos especializados.
Vale investir em pelo menos um terapeuta muito experiente (tanto em termos de experiência quanto de qualificação), especialmente se sua formação é predominantemente em negócios e não beleza, pois eles podem passar conhecimento para membros menos experientes da equipe.
A beleza é uma indústria de serviços, então você vai querer pessoas com excelentes habilidades interpessoais também. E isso vale para você como o empresário: especialista em estética ou não, o dono de um salão de startup deve ter habilidades e resistência incansáveis das pessoas. Ao oferecer um toque pessoal às experiências das pessoas, elas se sentirão mais confortáveis e terão mais chances de escolher você em vez das muitas outras que oferecem tratamentos e preços semelhantes.
Encontre seu forte
Você pode optar por um treinamento all-inclusive em maquiagem, corte de cabelo, estilo, coloração, tratamentos de cabelo e rosto, skincare, cuidados com unhas e nail art, terapias de bem-estar como spa, rejuvenescimento da pele, e assim por diante. Você também pode começar com o aprendizado básico e, em seguida, especializar-se em qualquer vertical de beleza, com base no seu interesse ou objetivo de carreira. Ou, você pode começar diretamente com um programa específico e afiar suas habilidades e técnicas da mesma forma.
Desenvolva habilidades interpessoais
Estando no setor de serviços, você estará constantemente lidando com as pessoas. Se você trabalha em um salão, em uma clínica de beleza ou como profissional freelancer, você deve ser interativo e responsivo aos clientes e colegas. Algumas habilidades interpessoais imperdíveis que um profissional de beleza precisa desenvolver:
1. Gerencie a comunicação do cliente através de telefonemas, e-mails e mensagens de texto.
2. Seja um especialista em atendimento ao cliente interagindo com eles e aprendendo sobre suas preferências de tratamento e estilo, alergias ao produto, orçamentos, etc.
3. Tenha uma personalidade afável e encantadora, cumprimente os clientes e tenha uma vibração acolhedora o tempo todo.
4. Tenha uma atitude compreensiva, mas também seja tato e encorajador ao explicar tratamentos/serviços.
Seja engenhoso
A indústria da beleza está em constante evolução. Se você quer crescer como profissional e quer ser um especialista para seus clientes, você precisa saber sobre tendências de mercado e ideias de estilo, tratamentos inovadores e produtos mais novos. Ser informativo e experiente fará você ficar à frente do jogo.
Aprimore suas habilidades de negócios
Se você quer dirigir seu próprio negócio ou ser um profissional autônomo, então você também precisa ganhar habilidades comerciais e administrativas como:
1. Capacidade de vender tratamentos, e produtos para clientes regulares.
2. Lidar com tarefas diárias de administração, como gerenciamento de fornecedores, compromissos, controle de estoque e suprimentos, entre outras operações.
3. Tenha uma compreensão completa das mudanças de mercado e da sua concorrência.
Seja um especialista
Por último, mas não menos importante, treine-se com as ferramentas de aprendizagem certas. Aprenda com profissionais do setor e pratique o máximo que puder durante o seu período de treinamento. Seja um especialista no que você faz para fazer a diferença na vida das pessoas com suas habilidades.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Estética Corporal
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