TENHA UMA MENTE EMPREENDEDORA
Acredite em você!
Ser bem-sucedido tem mais a ver com autoconfiança do que com qualquer outra coisa. Pessoas que constantemente duvidam de si mesmas não conseguem alcançar seus objetivos porque os pensamentos negativos agem como sabotadores, impedindo-as de fazer o que desejam.
É por isso que a primeira etapa da mentalidade de sucesso é acreditar em você.
Lide com os pessimistas e a auto dúvida
Quando você define uma meta, pode ocorrer de pessoas ao redor expressarem dúvidas ou dizerem que seu objetivo é irracional ou inatingível. Você também pode ouvir uma voz em sua cabeça dizendo que você não é capaz de realizar o que almeja.
Se você quiser ter sucesso, precisa encontrar uma maneira de silenciar tanto os pessimistas em sua vida quanto seu crítico interno.
Para os sabotadores externos, há três opções:
- Ignore-os e deixe a negatividade entrar por um ouvido e sair pelo outro;
- Fale com eles e convença-os a não serem negativos;
- Evite a companhia deles.
A escolha certa pode variar de pessoa para pessoa. Às vezes, amigos e familiares não percebem que estão sendo negativos. Quando esse é o caso, um simples, "Ei, eu agradeceria se você encontrasse uma maneira de ser positivo sobre meus objetivos.” pode resolver o problema.
Algumas pessoas podem não querer ou ser incapazes de conter sua negatividade. Quando for esse o caso, você terá que decidir se consegue ignorá-las ou se é melhor evitar a companhia delas. Escolha a opção que considerar mais sensata.
Evitar o crítico interno é mais desafiador porque você o carrega o tempo todo. Uma boa opção é conter a negatividade e imaginar que, em vez de falar consigo mesmo, está falando com um amigo. Você não seria rude ou insensível com uma pessoa querida, então não se trate dessa forma também!
Identifique seus pontos fortes
Acreditar em si é mais fácil quando você reconhece seus pontos fortes. Todos nós temos coisas que fazemos bem, então, por que não celebrá-las?
Cultive uma mentalidade de autoconfiança fazendo uma lista do que você faz melhor: é um ótimo vendedor? Inovador? Consegue identificar os pontos fortes de cada pessoa?
Escreva suas características e habilidades mais fortes e, em seguida, transforme-as em afirmações. Antes de ir a uma reunião, negociação ou sessão de planejamento, leia a lista e lembre-se que você é um excelente negociador ou um ótimo orador. Isso vai trazer autoconfiança e ajudá-lo a manter uma perspectiva positiva.
Supere medos e pensamentos negativos
Além de reconhecer seus pontos fortes, é indispensável olhar para seus medos e pensamentos negativos e encontrar maneiras de superá-los. Todos nós temos medo de algo. O que nos difere é como lidamos com esses medos.
Quanto aos pensamentos negativos, tente reformulá-los como opiniões que diria a um amigo. Anote os pensamentos e reescreva-os com uma interpretação positiva.
Os medos são um pouco mais complicados. Você vai precisar enfrentá-los. Encare como uma maneira de dar a si mesmo as ferramentas de que precisa para superar seus receios. Por exemplo, alguém com medo de falar em público pode juntar-se a uma organização dedicada à melhoria de competências para obter críticas e incentivos de colegas.
Construa um plano de negócios
Às vezes, as pessoas falham por falta de planejamento. Você terá uma chance maior de atingir seus objetivos se estabelecer um plano concreto para alcançá-los.
Escrever um plano de negócios exige tempo e esforço. Você precisa pensar sobre seus objetivos específicos e dividi-los em etapas plausíveis. Decida quais recursos precisa e como planeja obtê-los, e crie objetivos tanto imediatos quanto de curto e longo prazo.
A vantagem de escrever um plano de negócios é que ele irá:
Ajudar a esclarecer seus objetivos;
Deixar evidente se você tem uma meta muito ou pouco ambiciosa;
Ajudar a harmonizar suas ideias;
Servir como um modelo para abordar investidores, parceiros e outros para falar sobre o seu empreendimento.
Pode ser muito trabalhoso, mas o tempo que você gasta no plano de negócios irá ajudá-lo a alcançar uma mentalidade de sucesso.
Obtenha inspiração de pessoas de sucesso
Quando almejamos um objetivo grandioso, é fácil ficar desanimado.
Também é fácil olhar para outras pessoas bem-sucedidas e dizer a si mesmo que não é capaz de fazer o que elas fizeram - ou que nunca estiveram no seu lugar.
A verdade é que todos lutam de alguma forma. Você pode encontrar inspiração ao buscar histórias sobre pessoas de sucesso que superaram o pensamento negativo ou outros obstáculos.
Um exemplo é o escritor Stephen King. Um de seus primeiros livros, Carrie, foi rejeitado por mais de 30 editoras antes de ser finalmente aceito. Se ele tivesse desistido, não seria um dos autores mais famosos e bem sucedidos do mundo.
Você sabia que Bill Gates tinha uma empresa falida antes de iniciar a Microsoft? E que Walt Disney foi despedido pelo jornal Kansas City Star porque seu editor disse que ele não tinha imaginação nem boas ideias?
O ponto aqui é que se deixar os pessimistas te segurarem, você não terá sucesso. A única maneira de vencer é acreditar em si.
Este artigo pertence ao Curso de Empreendedorismo
Faça o Curso completo grátis!!