TESTE SUAS IDEIAS
Você provavelmente tem toneladas de ideias. Algumas são boas e outras nem tanto. Como reconhecer a diferença? Testando-as!
Por que testar ideias e produtos é importante? Testar suas ideias e produtos é essencial e não é difícil entender o porquê.
O que prefere fazer:
Gastar tempo e dinheiro desenvolvendo e lançando um produto para, só depois, descobrir se ele venderia da maneira que você imaginou;
Ou passar algum tempo testando e refinando sua ideia antes de investir seu dinheiro suado para lançá-la?
A resposta é clara, certo? É melhor usar seu tempo testando primeiro. Após testar, aperfeiçoar e testar novamente, você terá uma boa ideia se o produto trará retorno.
Pesquisa de mercado
Uma maneira de aumentar as chances de sucesso é investir em marketing. Pesquise antes de gastar seu valioso tempo e dinheiro tentando começar um negócio. Isso significa apresentar sua ideia para alguns amigos e familiares, ou perguntar nas redes sociais o que as pessoas pensam sobre o assunto.
Com produtos, é um pouco mais complicado. Uma boa dica é pesquisar na internet e procurar produtos em seu nicho. Passe alguns minutos examinando marketplaces, como Amazon ou Magazine Luiza, por exemplo, e vendo o que está disponível.
Se já existe um produto que faz exatamente o que o seu fará, você precisará reconceituá-lo.
A coisa mais importante com ideias de teste é ter certeza que você tem uma proposta única no mercado. Um produto exclusivo ou uma abordagem que ninguém mais tem!
A proposta de valor pode ser sobre funcionalidade ou sobre o preço. O principal é saber como você vai diferenciar seu produto de outros no mercado, identificando problemas e encontrando soluções.
Você tem mais chances de sucesso se identificar um produto ou serviço que forneça uma solução para um problema enfrentado por um público alvo. As pessoas ficam online para encontrar respostas. Elas fazem perguntas e procuram produtos que as ajudem.
Encontrar essas questões explorando uma palavra-chave comum em seu nicho e olhando as pesquisas sugeridas pelo Google. Por exemplo, digamos que você queira criar um projeto no nicho de treinamento de animais de estimação, com enfoque no treinamento de filhotes. Pesquisar “Como treinar um cachorro em casa” e encontrará o seguinte:
Veja que há algumas ideias aí, incluindo foco em treinar para atacar ou treinar para não morder.
Logo, você será capaz de criar um nicho para si mesmo ao se concentrar em um método de treinamento específico para pessoas que trabalham durante o dia e queiram treinar seus animais em casa.
Utilize uma das palavras-chave mais buscadas como “Treinar um cachorro filhote”, ou “Treinar um cachorro para atacar”, e crie algo específico para pessoas que queiram treinar em casa, que tenham pouco dinheiro e pouco tempo.
A pesquisa do Google mostra sempre o que as pessoas mais buscam e essa necessidade pode fazer com que você abra sua mente e tenha uma ideia genial.
Você sabe como definir metas?
Esse momento, envolve mentalizar: “Eu quero um negócio de sucesso." Você deve ter ouvido falar nas metas SMART. Esta é uma sigla em inglês para metas que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Aqui estão alguns exemplos de metas SMART:
Incorporar um novo negócio;
Gerar R$ 50.000 em receita no primeiro ano;
Atrair 10 novos clientes no primeiro trimestre.
O que você notará é que esses objetivos são todos específicos e alcançáveis - quando se especifica a receita e base de clientes, eles são mensuráveis e oportunos também.
Ao definir metas, pergunte se elas são SMART e, se não forem, ajuste-as até que sejam.
Você provavelmente está pensando que parece estranho planejar o fracasso. Pode até ser, mas também é uma coisa inteligente a fazer.
Todo mundo falha. Lembra-se da história sobre Stephen King ter sido rejeitado mais de 30 vezes pelos editores? A razão de ser o amado (e muito bem-sucedido) autor que conhecemos hoje é pelo que ele fez após essas recusas. Ele não parou, não desistiu. Aprendeu a lidar com a rejeição, e persistiu.
Antes de começar, pergunte-se o que fará se fracassar. Mantenha-se questionando e planejando. Entenda que você pode falhar, contudo, saiba que ainda está no jogo, a menos que saia dele.
Uma boa opção também é perguntar a pessoas conhecidas sobre suas necessidades nos dias atuais.
Este artigo pertence ao Curso de Empreendedorismo
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