Área do Aluno


ou



Texturas e Grafiato

Para aquelas pessoas que desejam um diferencial em sua parede, mas que demanda poucos recursos e tempo, a grande solução é utilizar as texturas em tinta para sair do convencional das paredes lisas padrão.

Existem técnicas mais simples e fáceis que permitem variar a estética da parede de acordo com alterando apenas o instrumento a ser utilizado, é possível alcançar efeitos com texturas espatuladas, onduladas, com ranhura e grafiato.

O uso das texturas e grafiato trazem muitas vantagens, eles são ótimos decoradores, podem controlar a umidade por conta da massa mais grossa, disfarça imperfeições e combina com diversos ambientes.

Sendo assim, são muitas alternativas para quem deseja inserir um dinamismo no ambiente. E foi por esse motivo que este capítulo abordará sobre texturas e grafiato com o intuito do profissional pintor dominar o assunto e conseguir proporcionar esse serviço para o cliente.

1.Texturas

Para dar início ao processo é preciso preparar a parede uma vez que ela necessita estar com o acabamento já pronto para receber a textura. Por isso, nenhum resíduo ou poeira em excesso podem estar presentes no momento. Além disso, é importante proteger a área para que nada fique sujo de tinta, e para isso use uma fita crepe para fazer a demarcação e papelão para proteger o piso.

Existem alguns tipos de texturas, e algumas delas vão ser exploradas e ensinadas a seguir:

  • Textura Stucco Espatulado

Esta técnica é uma das mais elegantes e finas que existem, e além disso também é facilmente reproduzida já que depende somente da quantidade de massa deixada pela espátula e o tamanho desse espatulado.

Em pequenas dimensões e com pouca quantidade de massa, a textura pode ser feita para diversas aplicações. E sua outra vantagem está associada à versatilidade, já que ela é bastante adequada para paredes, molduras em geral, tetos e outras ocasiões.

Para fazer isso é necessário: massa corrida, tinta látex ou PVA, pincel, espátula com a largura que você deseja realizar o espatulado, corantes, água, esponja/pano úmido, e um recipiente.

Aplicação: 1) espalhar toda a massa pela superfície de forma uniforme; 2) Com a espátula reproduza movimentos perpendiculares, mesclados, com direção voltada para esquerda ou direita e até mesmo ambos, entre si como mostra na imagem abaixo:

Imagem Interna

3) Conforme a massa for sendo aplicada com a espátula, retire o excesso com uma folha de jornal velha; 4) Conserte as prováveis falhas antes da secagem da massa, e aguarde 24 horas para que esteja completamente seco; 5) Com a superfície seca, aplique a tinta PVA ou acrílica na cor que o cliente desejar, e caso ele deseje uma tonalidade mais clara o pano ou esponja úmida pode ser passado para remover o excesso de tinta.

  • Textura ondulada
As opções de ondulações nessa textura são diversas, podendo ser meia lua, ondulada vertical, ondulada horizontal e qualquer outro tipo que envolva as ondas e a sua criatividade.

E para reproduzir ela é muito fácil, você irá precisar primordialmente de: massa corrida, tinta látex ou PVA, pincel e espátula com dentes.

O passo a passo é bastante simples, a massa corrida deve ser aplicada de forma uniforme na parede que a textura será realizada, deixando-a lisa e sem desnivelamentos, e com essa ainda úmida utilize a espátula com dentes para realizar os desenhos ondulados na parede.

Imagem Interna

Os desenhos devem ser feitos conforme o desejo do cliente e o papel do pinto profissional é dar sugestões de acordo com sua experiência para que a técnica seja a melhor possível e que combine com o ambiente em questão.


Feito isso, espere a massa secar totalmente e aplique a cor de tinta desejada para dar ainda mais vida ao ambiente.

  • Textura com ranhura 
A textura de ranhura, ou também chamada de riscado, tem um resultado bastante refinado e garante um caráter elegante para o local, ela utiliza a mesma técnica da textura ondulada, necessitando dos mesmos materiais, porém a aplicação é mais voltada para riscos retos, seja na horizontal, vertical ou utilizar das duas direções como mostra a imagem abaixo.


2.Grafiato

Muitas pessoas confundem grafiato com textura, mas ainda é possível distinguir ambas no que tange o aspecto visual da parede, uso da grafiato é muito parecido com a textura de ranhura, mas com toque muito mais rústico do que o refinado que o riscado proporciona

A grafiato, por ser muito mais aplicada em comparação às demais, merece informações mais aprofundadas para que você, pintor, entenda completamente como este procedimento é feito.

  • Composição
A sua composição é basicamente um revestimento acrílico rústico, grãos de malha 10, possuindo incompatibilidade com água e composição antimofo, podendo também optar pelo gel.

  • Aplicação
A aplicação da grafiato também é extremamente simples e além de ser fácil de reproduzir também agrega valor ao ambiente com um preço baixo e acessível, tradicionalmente é feita pela desempenadeira de aço ou PVC, sendo aplicada por meio de rolos especiais e de padrões variados que dependem do tipo da grafiato a ser feito.

  1.  Após esperar em torno de 30 dias da aplicação do reboco, se certifique que a parede está limpa e uniforme;
  2. Utilize a fita crepe para isolar os rodapés e molduras, também coloque lona de plástico no chão para não sujar o piso;
  3. Misture o primer acrílico com uma proporção próxima à 5% a 10% de água em um balde e passe na superfície com um rolo de lã;
  4. Faça a diluição da massa própria para grafiato com cerca de 5% a 10% de água em um segundo balde e aplique na parede com uma desempenadeira;
  5. Utilize a risca fácil para fazer os riscos de cima para baixo.
  6. Aguarde a secagem completa e finalize da maneira exigida pela cliente ou da forma que preferir.

 



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Pintor

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados