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TIPOS DE BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor. A partir daí, temos então dois modelos padronizados de brinquedoteca: 


Escolar


A brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com cantos. Ex: canto do faz de conta, do construtor, da leitura. É importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. 


Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo várias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem.


Hospitalar


Brinquedoteca hospitalar não é muito diferente da escolar, pois apresenta requisitos de interação e também prioriza o brincar da criança. As crianças que residem em hospitais, certamente tem um lado emocional mais afetado, uma carência talvez maior e um desejo de brincar, muitas vezes, mais aguçado do que as que estão do lado de fora, com suas famílias. 


Por isso, é importantíssimo que esse espaço ofereça prazer, comodidade e segurança para as crianças. É importante dizer que, a partir do dia 21 de março de 2005, devido a LEI Nº 11.104, tornou-se obrigatório que os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação tenham brinquedotecas. A brinquedoteca hospitalar é muito importante para a criança doente porque:

  • traz momentos de alegria e descontração através do brincar;

  • auxilia a preservar a saúde emocional das crianças;

  • contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças;

  • os traumas são amenizados, uma vez que o brincar contribui para a recuperação das crianças.


A brinquedoteca é considerada um espaço ideal para as crianças darem vazão aos seus sentimentos após um exaustivo e inevitável tratamento (como, por exemplo, o oncológico) e é importante porque nesse espaço há uma troca um com os outros de experiências; enfim, um partilha. Dizem que os familiares e as crianças percebem o brincar como uma forma de lutar/suportar a doença e o tratamento em que elas estão sujeitas, há um acolhimento.

Em relação ao espaço físico:

  • Deve apresentar muita iluminação e ventilação adequada;

  • Deve também apresentar condições de segurança, como por exemplo: tomada altas, janelas com grades e trancas de segurança em armários, os mobiliários devem ter cantos arredondados, os espaços devem possuir lavatórios e pias atendendo as necessidades e tamanhos dos pequenos, o formato e disposição da brinquedoteca deve respeitar os objetivos da determinada instituição.


Em relação ao atendimento:

  • É relevante que a brinquedoteca do hospital seja um setor reconhecido e respeitado por todos, com objetivo de estabelecer relações de um bem-estar e acolhimento para com a criança.

  • Sendo um espaço de bem-estar, este local deve priorizar o brincar livre e espontâneo, fazendo com que as crianças se sintam felizes e relaxadas. Problemas de comportamentos inadequados deverão ser tratados com especialistas.

  • É importante frisar que os profissionais de recreação, os brinquedistas e educadores devem ser capacitados para exercer essas atividades.



Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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