Área do Aluno


ou



Tipos de Café

O sabor da bebida à base de café pode ter diferentes sabores a depender da sua variação. Os grãos de café são produzidos com o objetivo de incorporarem características específicas de aroma, suavidade, frescor, acidez e sabor.

Imagem Interna
Diferentes tipos de café.

Devido a nossa localização favorável e ao clima propício, o Brasil consegue cultivar uma variedade de espécies diferentes de café. Por esse motivo, o país tornou-se não só o maior exportador mundial, como também aquele que fornece grãos da mais alta qualidade.

Ao redor do globo existem cerca de 124 espécies diferentes de café, que, apesar de levarem o mesmo nome, possuem propriedades químicas diferentes uma das outras. Mas calma! Realmente todos esses grãos são café.

Em termos científicos, o café pertence à família das plantas Rubiaceae, do gênero Coffea, no qual já se encontram descritas mais de 100 espécies diferentes. Destas espécies, apenas cerca de 25 são exploradas comercialmente. E dentre todos esses números, somente uma pequena quantia é relevante para o mercado mundial destinado ao consumo alimentício.

São eles o café arábica, o café robusta, libérica e excelsa. A produção brasileira é praticamente baseada nesses dois primeiros. De acordo com os relatórios emitidos pela EMBRAPA, somente no ano de 2021 o Brasil exportou cerca de 23,8 milhões de sacas de café arábica, o que totaliza 80,1% de toda a produção nacional.

Entretanto, a utilização de espécies variadas de café é extremamente importante para a construção de novas receitas e a formulação de blends com sabor atrativo ao paladar. Dessa forma, neste capítulo abordaremos os diferentes tipos de café e as suas características para a composição de bebidas.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados