Área do Aluno


ou



Pinceis e seus principais tipos

Antes de realizar uma automaquiagem de qualidade, conhecer os tipos de pincéis é fundamental, pois eles podem ter um grande impacto em um belo acabamento.

Existem vários tipos de pincéis de maquiagem, cada um com uma função diferente. Mas é preciso conhecer a grande variedade de pincéis para conseguir a automaquiagem perfeita.

Vamos conhecer agora os principais!

1- Pincel de Base: Possui formato médio que permite aplicar base na pele. Além disso, a maneira como este pincel espalha a base é espetacular!

 - Como utilizar: aplique pequena quantidade de base no dorso da mão e umidifique apenas as pontas das cerdas do pincel. Após isso, aplique a base em todo o rosto e pescoço, já com ajuda do pincel, e espalhe-a com leves batidinhas.

2- Pincel para corretivo: Apesar de bastante parecido com o pincel para a base, este pincel é mais fino e achatado. O formato dele permite que as olheiras e pequenas imperfeições sejam escondidas com o corretivo.

 - Como utilizar: se for corretivo líquido, aplique-o no dorso da mão e espalhe lentamente somente nas áreas desejadas, com leves batidinhas e movimentos retos.

3- Pincel para pó compacto ou pó solto: Este pincel é diferente dos demais por ter um marcante formato arredondado e grosso. É ideal para espalhar o pó pelo rosto e pescoço de forma natural e sem marcações. 

 - Como utilizar: com ajuda do pincel, espalhe o pó em todo o rosto e pescoço de maneira leve e delicada, sem deixar alguma área do rosto sem produto. Atente-se à quantidade de pó aplicada, pois se exagerar, o rosto provavelmente ficará esbranquiçado e com aspecto poroso.

4- Pincel para blush: Levemente parecido com o pincel para pó, esse pincel é levemente menor e possui um formato mais arredondado ou chanfrado.

 - Como usar: inicialmente passe o pincel no blush, retire o excesso com leves batidinhas e passe nas maçãs do rosto em direção às orelhas. Dica: sempre dê um sorriso para contornar e marcar ainda mais a região necessária.

5- Pincel para sombra - estilo espuminha: Esse modelo é ideal para aplicar a sombra na região das pálpebras, no entanto, não é recomendado para espalhar ou esfumar. 

 - Como utilizar: encoste o pincel na sombra desejada e aplique diretamente nas pálpebras.

6- Pincel para sombra - esfumar ou no côncavo: Este modelo possui formato oval e com cerdas macias, essenciais para obter um lindo esfumado e usar todo o côncavo para isso.

 - Como utilizar: aplique a sombra e esfume com movimentos leves e circulares. 

7- Pincel para sombra - chanfrado: Possui cerdas mais curtas, se considerados outros pincéis para sombra, duras e ainda surtem efeito para delinear os olhos e corrigir imperfeições das sobrancelhas. 

 - Como utilizar: se deseja usá-lo para delinear, aplique-o aproximado dos cílios superiores com delineador em gel. Caso seja para corrigir imperfeições das sobrancelhas, aplique uma sombra da coloração ideal e aplique levemente, consertando as falhas.

8- Pincel para lábios - batom: Este pincel tem cerdas bem mais curtas e finas, servindo para contorno dos lábios. Há também outro tipo de pincel para lábios, com cerdas curtas e grossas, servindo para uma boa aplicação de batom nos lábios. 

 - Como utilizar: use o pincel mais fino para contornar os lábios, de dentro para fora e com o pincel mais grosso, preencha os lábios com o tom de cor desejado. 

9- Pincel Vassourinha: Esse modelo já é específico para limpar os resíduos de produtos de maquiagem que ficam sobre a pele, portanto ele deve possuir cerdas mais alongadas e abertas.

 - Como utilizar: ao finalizar sua maquiagem, passe o pincel com bastante leveza em todo o rosto e pescoço. 

Você já ouviu falar sobre as cerdas sintéticas e naturais? Sabemos que os pincéis podem ser criados com qualquer um destes dois tipos de cerdas, mas há diferenças perceptíveis entre eles.

Com as cerdas naturais, o pincel geralmente é mais macio, mais flexível e absorve mais fluidos do que as cerdas sintéticas. Eles são adequados para produtos em pó.

Já as cerdas sintéticas são firmes e geralmente mais lisas que as cerdas naturais, que podem ser levemente onduladas. Eles são adequados para produtos líquidos ou cremosos.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, surgiu o pincel Duo Fiber, que possui ambos os tipos de cerdas em um mesmo pincel.

Ele foi desenvolvido para deixar um acabamento mais leve e natural, e podemos ver que esse pincel vem em duas cores. Porém, nem todo pincel que vem em duas cores é duo fiber, então vale a pena analisar antes de comprar.

As cerdas naturais são geralmente mais curtas, não podem polir e deixar um acabamento natural, enquanto as cerdas sintéticas são mais longas.

O ideal é que você teste qual será as melhores opções de pincéis para cada funcionalidade e que caiba no seu bolso! 


Este artigo pertence ao Curso de Automaquiagem

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados