Torne-se um Influenciador Digital
O marketing de influenciadores é um fenômeno de marketing quente que todo mundo está falando. Tornou-se uma tática de marketing mainstream e não está mais limitado a algumas marcas ou agências.
Quase todas as grandes indústrias viram um aumento de influenciadores. E as marcas estão aproveitando-as agora mais do que nunca. Ser um influenciador tornou-se tão lucrativo que não é de admirar que todos queiram ser um em suas respectivas áreas de habilidade.
1. Selecione seu nicho
Antes de começar seu caminho para se tornar um influenciador, você precisa primeiro selecionar seu nicho. Ajudaria se escolhesse um nicho no que você está interessado e pudesse criar conteúdo consistentemente. Ajudaria se você também tivesse algum nível de experiência na área para se estabelecer como um influenciador.
Como influenciador, você terá que pesquisar e postar conteúdos na área de interesse escolhido. Então, é vital escolher algo pelo qual você é apaixonado e vai gostar de passar seu tempo.
Se você ama cozinhar e experimentar novas receitas ou está interessado em artesanato DIY, você precisa encontrar o seu chamado. Você também pode selecionar uma combinação de 2-3 interesses, mas não o tornar muito amplo.
2. Otimize seus perfis de mídia social
Depois de escolher seu nicho, o próximo passo é selecionar suas plataformas de mídia social preferidas e criar/otimizar seus perfis. A maioria dos influenciadores são populares em apenas uma ou duas plataformas de mídia social. Então, é melhor concentrar seus esforços em apenas 1 a 2 canais.
Depois de selecionar seus canais, você precisa criar novos perfis ou otimizar os já existentes. Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer para otimizar seus perfis:
- Mudar para uma conta de negócios
Se você pretende se tornar um influenciador, você precisa mudar para uma conta de negócios, pois isso abre muitas outras opções. A maioria das plataformas como Instagram, Twitter e Facebook tem a oportunidade de criar uma conta de negócios nas configurações do perfil.
- Crie uma biografia envolvente
Sua biografia é a primeira coisa que alguém vê quando visita seu perfil e é, portanto, uma parte importante de fazer uma ótima primeira impressão. Sua biografia deve ser capaz de contar sua história de forma envolvente. Ele também deve fornecer todas as informações pertinentes, como seu nome completo, localização, detalhes de contato e áreas de especialização.
- Adicione uma foto de perfil e foto de capa
Você também precisa adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa para o seu perfil, pois eles também são componentes importantes da sua identidade de marca. As pessoas geralmente reconhecem um perfil de mídia social pela foto do perfil, então você precisa selecionar uma imagem cuidadosamente. Além disso, certifique-se de que seu rosto está visível e a qualidade da imagem é boa.
3. Entenda seu público
Antes de criar conteúdo e postar nas mídias sociais, você precisa entender seu público-alvo. Os influenciadores têm influência sobre seus públicos e fortes conexões com eles, já que eles não atendem a todos, apenas aqueles com interesses semelhantes no mesmo nicho.
Para se tornar um influenciador, você deve saber quem você está mirando e, em seguida, fazê-lo bem para construir uma base de seguidores leais. Para entender seu público, você pode começar analisando sua base atual de seguidores para obter insights sobre sua demografia e interesses.
A maioria das plataformas de mídia social tem uma ferramenta de análise incorporada que fornece insights sobre seu público atual. O Twitter Analytics, por exemplo, fornece insights sobre os interesses, gêneros, locais etc.
Uma vez que você sabe o que seu público gosta, você estará pronto para entregá-lo a eles.
4. Crie e poste conteúdo relevante
O próximo passo para se tornar um influenciador é postar conteúdo útil e relevante para seus seguidores. Quanto mais você puder se envolver com seu público, suas opiniões e recomendações influenciarão mais pessoas.
Esse é o requisito mais importante para ser um influenciador: seus seguidores te ouvem. Você precisa formular uma estratégia de conteúdo e usar uma mistura de tipos de conteúdo, de preferência os que seu público mais gostará.
Alguns influenciadores mantêm seus feeds sobre seu campo de interesse escolhido, como comida, viagens, moda, beleza etc. Tais influenciadores não misturam posts sobre suas vidas pessoais com seus posts de nicho e mantêm seu conteúdo focado apenas em seu nicho.
Um influenciador de alimentos pode postar receitas, fotos de visitas a restaurantes, comentários e até promoções de marca.
Alguns influenciadores preferem misturar um pouco de conteúdo de suas vidas pessoais para se conectar melhor com seu público. Adicionar posts sobre seu dia a dia ajuda os influenciadores a parecerem mais autênticos e relacionáveis. Isso fortalece suas conexões com seu público.
Não importa qual estratégia de conteúdo você escolha, certifique-se de torná-la ampla o suficiente para acomodar futuras colaborações de marca. Seus posts patrocinados devem ser capazes de se encaixar naturalmente junto com o resto do conteúdo que você postar. Você pode adicionar comentários como um recurso regular em seu feed para abrir caminho para oportunidades de revisão pagas que você pode obter mais tarde.
No geral, mantenha sua estratégia de conteúdo focada no seu nicho, mas não muito estreita. Pense em uma perspectiva de longo prazo e comece a se preparar para ser um influenciador desde o início.
5. Seja regular e consistente
Depois de decidir quais tipos de conteúdo você postará, você precisa finalizar uma frequência de postagem e agendamento. A maioria dos algoritmos de plataformas de mídia social dá preferência às contas que postam regularmente. Isso é especialmente verdade para o Instagram, que requer uma frequência regular de postagem para maior visibilidade.
Você pode optar por postar diariamente, semanalmente ou em qualquer frequência com a qual você esteja confortável. Você também deve considerar a plataforma antes de decidir sobre isso. Algumas plataformas, como o Twitter, são mais dinâmicas e exigem uma maior frequência de postagem se você quiser se tornar um influenciador nessa plataforma.
Em outras plataformas de mídia social como Instagram, YouTube e Facebook, você pode se safar de postar uma ou duas vezes por semana. No entanto, selecione os dias e horários que você postará e seja consistente.
As maiores taxas de engajamento podem ser vistas durante as horas da manhã e da tarde do meio da semana para a maioria das plataformas. Quarta-feira é o melhor dia para postar para a maioria das plataformas. Você deve conferir os melhores horários para postar para sua plataforma escolhida e construir seu cronograma de postagem de acordo.
6. Envolva-se com seu público
Uma vez que você começa a postar conteúdo nas mídias sociais, muitas vezes você terá curtidas e comentários em suas postagens. Para um influenciador, é importante se conectar com seus seguidores. Portanto, você não pode ignorar esses comentários.
É bom responder aos comentários e responder a quaisquer perguntas que seus seguidores lhe façam. Você também pode apenas "gostar" de seus comentários para mostrar sua apreciação.
Outra maneira de se envolver com seu público é fazer-lhes uma pergunta e iniciar uma conversa sobre um tema de interesse mútuo. Interações como essas ajudam a construir conexões pessoais com seu público e solidificar sua posição como influenciador.
7. Deixe as marcas saberem que você está aberto a colaborações
O passo final para sua busca para se tornar um influenciador é anunciá-lo ao mundo. Você precisa sair e se declarar como um influenciador interessado em colaborações de marca.
Você pode fazer isso escrevendo que você é um influenciador e está interessado em colaborações em sua biografia. Você também pode fornecer detalhes de contato para clientes em potencial, dando-lhes uma maneira fácil de se conectar com você.
Outra maneira de fazer isso é fazendo sua divulgação e mensagens de marcas relevantes com um pitch sobre o que você pode oferecer. É melhor projetar um modelo de divulgação que você pode usar para alcançar diferentes marcas, pois isso pode economizar muito tempo.
Existem várias plataformas de influenciadores onde marcas e influenciadores podem se encontrar. Você também pode usá-los para encontrar marcas em seu nicho em busca de colaborações.
Essas são algumas das maneiras mais diretas de procurar colaborações de marca. Uma maneira indireta é marcar marcas e mencioná-las quando você fala sobre seus produtos em seus posts.
É importante construir um nome para si mesmo e rede com marcas em seu nicho. Isso pode não produzir resultados imediatos, mas ajudará você a formar associações de marcas de longo prazo que podem levar a colaborações futuras.
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