Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários
Nós já destacamos este pontos diversas vezes anteriormente, porque de fato, a área de treinamento é fundamental para toda empresa que deseja crescer cada vez mais, e se tornar competitiva no mercado.
O setor de recursos humanos é quem assume o controle destes planejamentos, visto ser o setor capacitado para lidar com as pessoas de forma mais assertiva, além de ter conhecimentos técnicos sobre a elaboração e monitoramento destes indicadores.
É preciso dar treinamentos constantes, tanto para atualização das normas e processos de trabalho, como para manter o funcionário motivado. Participar de programas de treinamento faz com que os colaboradores se sintam mais motivados, pois sente que a empresa se importa com ele, com o seu desenvolvimento e crescimento.
Os treinamentos são formas de manter os funcionários motivados, proporciona á eles oportunidade de desenvolvimento e crescimento. Deve ser uma prática recorrente nas empresas, não basta apenas dar um treinamento inicial sobre como executar a função e parar por aí.
Normalmente as empresas fazem um planejamento anual de treinamento e vão incluindo outros que eventualmente se façam necessários. Dentro deste plano ficam definidos os treinamentos que serão aplicados para toda a empresa, assim como aqueles que serão voltados para setores específicos.
Ter este controle e cronograma, permite que a empresa consiga avaliar também os custos gerados, e se programar antecipadamente para este investimento. Neste momento também deve-se pensar nas formas de aplicação, ou seja, quais serão aplicados por profissionais do setor de RH, os instrutores internos, e quais serão ofertados em parceria com outras instituições ou instrutores externos.
Existem 4 tipos de treinamentos principais, são eles:
1. Integração: são os treinamentos dados aos novos colaboradores, que tem o intuito de integrar estes a empresa, a sua cultura, e também a sua nova função. É um treinamento de boas vindas, onde o colaborador tem a oportunidade de tirar suas dúvidas, conhecer seus novos colegas de trabalho, e aprender longe da área produtiva.
2. Liderança: desenvolver a liderança deve ser foco constante das empresas. É preciso que todos aqueles que ocupam estes cargos trabalhem a partir do mesmo princípio, além de ser primordial manter estes líderes motivados, para que assim, os seus subordinados também estejam.
Além disso, este treinamento também pode ser oferecido sempre que há a promoção interna de um colaborador para o cargo de liderança. Também é um momento em que estes líderes podem compartilhar um pouco sobre suas experiências, dificuldades, e exercerem empatia e acolhimento.
3. Desenvolvimento de habilidades técnicas: existem algumas funções que precisam estar em constante desenvolvimento, como por exemplo, o setor de departamento pessoal e a área contábil. Ambos precisam estar sempre atualizados em relação às leis e os sistemas operacionais implantados nas áreas.
Algumas áreas necessitam de reforço de treinamento obrigatório, como é o caso dos colaboradores que fazem parte da CIPA. Anualmente estes devem participar de um treinamento para capacitação dos novos, e desenvolvimento dos já integrantes.
4. Motivacionais: estes são dos mais importantes, e devem acontecer com frequência e com todos os colaboradores, de todos os setores. É a partir deles que a empresa conquista bons índices de retenção e produtividade.
Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH
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