No caso dos gatos, as unhas são ainda mais vitais para sua sobrevivência. Os felinos de forma geral são conhecidos por suas garras afiadas, enquanto os lobos (parente mais próximo aos cães), ganham fama por suas mordidas.
Toda pessoa que já teve um gato por perto, sabe o quanto esse animal gosta de arranhar, desde pessoas, até objetos, que são totalmente destruídos por suas garras afiadas. É por este motivo, que muitas pessoas compram os arranhadores, para os gatos poderem fazer a festa, arranhando o quanto quiserem.
Ao contrário do que as pessoas pensam, quando um gatinho arranha, não significa que ele está sendo agressivo, mas que é um hábito natural da espécie para poder eliminar a parte antiga da unha, enquanto a parte anterior, recém crescida, está mais afiada e forte.
No entanto, manter as garras aparadas, evita que o gato passe longos períodos arranhando as superfícies de objetos e móveis, apenas para manter sua unha preservada. Por isso, cortar as unhas do animal também é uma medida para diminuir o estresse.
Como cortar as unhas do gato
Assim como nos cães, as unhas dos gatos seguem a mesma estrutura, com um sabugo enervado e rico em vasos, que em nenhuma hipótese deve ser cortado. Apenas a unha, feita de queratina, deve ser cortada.
Portanto, tenha por perto um cortador de unha específico para gatos, petiscos e uma lanterna para iluminar o dedo.
A parte da unha é bem mais branca e transparente do que a do sabugo, e ela deve ser cortada também em um ângulo de 45° para seguir o formato pontiagudo da unha do animal.
Quando cortada errada, a unha causa grande desconforto para o gato, pois ela é objeto básico de sobrevivência da espécie, e está relacionada com seu instinto de caçador.
Na hora do corte, é preciso que seja feita uma pequena pressão na pata do gato, pois as suas unhas ficam recolhidas para dentro. Ao pressionar levemente, elas estarão à mostra, e assim você conseguirá ver com mais facilidade, e fazer um corte sem erros.
Lembre-se que é totalmente natural os gatos se assustarem no primeiro momento ao verem suas belas unhas sendo cortadas. No entanto, com o tempo ele passa a se acostumar com isso, e aprendendo que é uma etapa necessária.
Quanto mais jovem iniciar os cortes do excesso de unha, mais fácil ele irá se acostumar. Além disso, lembre-se de sempre recompensar o gatinho após cada corte e quando finalizar todos os dedos.