Área do Aluno


ou



Urgências Odontológicas

O trabalho do auxiliar de saúde bucal envolve atendimentos que vão além daqueles que são previamente agendados.

As urgências odontológicas costumam acontecer com bastante frequência na realidade dos atendimentos.

Assim como nos hospitais, é comum que as pessoas confundam atendimentos de urgência e de emergência, por isso, devemos explicar aqui, para que você possa orientar corretamente os pacientes da clínica odontológica sobre os procedimentos que podem ser realizados.

Bem, basicamente os atendimentos de emergência são aqueles que envolve uma situação crítica ou um perigo iminente que pode colocar a pessoa corre risco de vida.

Por outro lado, a urgência é uma condição que precisa de resolução imediata mesmo que essa situação não ofereça risco à vida.

Urgências e emergências odontológicas podem acontecer com pessoas de qualquer idade e a qualquer hora do dia, sendo condições que envolvem dor, sangramentos ou fraturas.

Com relação às urgências odontológicas, ao receber um paciente nessa condição é necessário que o mesmo seja acalmado para que o médico dentista possa entender a sua situação e ajudá-lo com o sofrimento.

As urgências odontológicas podem envolver uma vasta gama de problemas que necessitam ser resolvidos de imediato, a fim de salvar o dente, ajudar no alívio da dor e até mesmo interromper o sangramento.

Existem alguns casos de dores e sensibilidade que ocorrem de forma repentina, que não são caracterizadas como urgência, todavia, não deve ser ignorada.

É recomendado que esse paciente marque um horário para conversar com o profissional dentista para que ele avalie o quadro e indique o melhor tratamento para a situação.

Pensando na realidade das urgências odontológicas, vejamos aqui são as principais que você pode se deparar na rotina do consultório:


Infecções

As infecções orais são bastante frequentes na realidade dos atendimentos odontológicos, não sendo vistos como atendimento urgente.

Todavia, quando essas infecções ganham estágios avançados, com a presença de dores intensas, inchaços, dificuldade para respirar ou engolir, podemos caracterizar com um atendimento de urgência.

Isso porque em situações como essa as bactérias podem colonizar outros tecidos para além da cavidade oral, percorrendo até o tecido que reveste o coração, o pericárdio.

Além disso, infecções neste nível oferecem ao paciente dores agonizantes que interferem diretamente no sono e na rotina do paciente, em um nível que analgésicos já não podem mais suprimir a dor.

Por isso, somente uma consulta imediata com um dentista pode auxiliar nesses casos.

Lembrando que casos como esses são condições avançadas de infecção que poderiam ser tratadas logo no início, com maior facilidade, antes de chegarem ao ponto de urgência.


Fraturas

Apesar de serem feitos para serem fortes e resistentes, os dentes também são propensos a fissuras e até mesmo fraturas.

Essas situações podem causar dores intensas quando a fratura se estende a raiz do dente.

As fraturas podem ser ocasionadas por diversos motivos, entre eles, traumas, quedas, trituração, mordida errada e até mesmo após a realização de um canal dental.

Atletas que praticam esportes de contato como jogadores de futebol, lutas e basquete são mais suscetíveis a fraturas dentárias.

Por isso, é indicado que esses esportistas busquem o atendimento odontológico para a confecção de um protetor bucal personalizado para que seja reduzido o risco de danificação dos dentes.


Outras condições

Além das infecções e fraturas, existem algumas outras condições que exigem o atendimento odontológico urgente para cessar o sofrimento do paciente.

Entre elas, podemos citar as dores que estão relacionadas ao nascimento do dente siso, presença de cáries profundas e sensibilidade excessiva.

Além disso, procedimentos também podem gerar algum tipo de atendimento urgente, como as complicações pós-operatórias.
Não somente, pacientes com restaurações frouxas ou perdidas podem buscar atendimento de urgência.

Essas condições devem ser vistas como prioridade tendo em vista que podem piorar o quadro do paciente, levando a complicações odontológicas irreversíveis.


Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados