Utensílios usados em padaria

A padaria é um local onde precisamos utilizar muitos utensílios e acessórios para dividir e manusear as massas com cuidado. Mas um ponto positivo é que a grande maioria deles também são usados na cozinha quente, como é o caso das panelas, por exemplo, que são aplicadas para fazer cremes, caldas, recheios, fritar e refogar insumos.

Também temos a utilização dos bowls, como recipientes para realização de mistura dos ingredientes. As assadeiras onde dispomos os pães, além de facas e raladores. Nesta seção, vamos nos concentrar nos utensílios mais específicos para o preparo de produtos de panificação:

a) Aros e Rolo Cortador : os aros podem ser comprados em vários formatos e tamanhos Isso vai depender do tipo de produto a venda e da demanda dos seus clientes. Os materiais mais comuns disponíveis aqui no Brasil são os aros de metal e de plástico. Para serem utilizados, precisamos untar a sua superfície com um pouco de óleo antes do corte da massa, ou, também podemos polvilhar um pouco de farinha na massa que estamos manuseando.

b) Assadeiras e Formas: As assadeiras são objetos indispensáveis, já que elas servirão de suporte para que as massas de pão possam entrar e sair do forno. As lisas são as mais comuns para serem usadas em qualquer tipo de pão.

Porém, para preservar a característica do pão francês, precisamos utilizar as assadeiras do tipo caneladas e perfuradas. Os baguetes e pães longos também são dispostos no exemplo citado anteriormente. As formas já são mais complexas, pois elas devem ser selecionadas de acordo com o tipo de preparo, como a forma de brioche, e a forma de pizza.

Formas retangulares para pão também são bastante comuns, elas são parecidas com as usadas para bolo inglês. . As formas redondas que apresentam um furo no meio podem ser empregadas na panificação para assar roscas.

a) Bicos de Confeitar: Na panificação esses utensílios são usados basicamente para pingar massas moles na assadeira e para finalizar um pão com creme, recheios ou cobertura.

b) Escova de Farinha: Esse utensílio é usado para retirar o excesso de farinha que aplicamos na massa durante as produções, principalmente enquanto estamos sovando a composição de massas folhadas e das semi-folhadas como croissants. Também é muito utilizada nas bancadas de trabalho e para limpar o excesso de farinha nas quinas após o uso desses componentes.

c) Espátulas (Raspadores): Esses utensílios podem ser feitos tanto de material plástico, como de metal. As espátulas são usadas para cortar, separar porções e raspar a massa. Os raspadores de tigelas, também conhecidos como espátulas ou pão-duro, são utensílios flexíveis que se moldam ao contorno dos recipientes e podem ser encontrados em material de silicone, Eles também são usados para incorporar os ingredientes da massa.

d) Estilete ou Bisturi: é um utensílio voltado para o corte de pão, permitindo a formação da pestana quando preparamos o pão francês, por exemplo. Seu uso está ligado principalmente à finalização de pães, e na criação de algum efeito decorativo específico, como nas roscas. Um ponto importante é que o bisturi é um utensílio descartável, pois as lâminas perdem o fio conforme o seu uso durante longos períodos.

e) Filme Plástico: toda vez que você quiser colocar uma massa para descanso durante a fermentação, você precisará utilizar o filme plástico sobre o bowl para que ela não resseque. O filme plástico é utilizado quando a massa ou outros ingredientes previamente separados estão em bowls ou nas bacias.

f) Peneira A peneira pequena é usada para polvilhar qualquer ingrediente necessário. As aplicações mais comuns são para a disposição de farinha no pão antes do corte, e na finalização de doces, para peneirar o açúcar sobre os sonhos, roscas e bisnagas, por exemplo. As peneiras grandes são úteis para peneirar quantidades maiores de farinha. Isso é importante para que nenhuma impureza presente no insumo seja passada para a massa.

g) Pincel É utilizado para aplicar ingredientes como ovos batidos, gemas, claras e gorduras como manteigas sobre os pães, na etapa de acabamento. Também usamos pincel para untar as formas com gordura, antes dos pães serem destinados ao forno, para que eles não grudem.

h) Ralador Na panificação, é usado para ralar ingredientes como queijos. Também é utilizado para a obtenção de raspas para o processo de finalização e embelezamento do pão.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Panificação