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Vantagens do Planejamento Estratégico

1. Atração e retenção de talentos: como vimos, estar atento às ofertas propostas pela concorrência traz informações muito valiosas, pois permite identificar em quais pontos a empresa pode melhorar.

Fazer com que os colaboradores queiram fazer parte e crescer dentro da empresa é uma tarefa difícil, e só é possível quando há a elaboração de um plano de desenvolvimento e crescimento contínuo, para todos.

É preciso criar e desenvolver sempre, um ambiente de trabalho estimulandor, motivador, onde os colaboradores entendam a real importância que tem para a empresa, onde os próprios colaboradores possam perceber que fazem a diferença.

2. Redução de rotatividade: índices elevados de turnover geram muitos prejuízos financeiros para a empresa, e muitas vezes essa elevada rotatividade é sentida inclusive, pelo cliente final.

Tais índices também podem representar problemas com uma gestão ineficaz, um alto número de desmotivação, e principalmente falta de ações de retenção de colaboradores. Não há, ou existe uma carência grande de programas de desenvolvimento contínuo, que gerem motivação.

Reduzir a rotatividade de colaboradores só traz benefícios para a empresa, especialmente de produtividade e financeiros.

3.Produtividade: estimular um aumento de produtividade é sempre uma tarefa desafiadora, portanto, é preciso buscar estratégias que gerem motivação, e façam com que os colaboradores sintam a necessidade dos seus esforços diários.

É preciso propor metas desafiadoras mas viáveis, ações motivacionais frequentes, e gerar um senso de responsabilidade e colaboração, para que os funcionários façam os seus trabalhos, porque de fato querem fazer, porque sentem que é necessário para todos.

4.Conhecimento aprofundado da empresa: como vimos anteriormente nas perguntas centrais para o desenvolvimento do planejamento estratégico, é preciso ter conhecimento sobre a real situação da empresa.

Saber o ponto em que se encontra é o passo principal para o estabelecimento de qualquer mudança que se deseje promover na empresa. Conhecer seu lugar no mercado, quais os seus pontos fortes e pontos fracos, buscar conhecer sua reputação.

Além disso, entender os seus objetivos, onde se quer chegar, quais as formas viáveis de se chegar lá, e estabelecer metas possíveis para alcançar os objetivos.

Neste pontos é onde a empresa pode despertar ainda mais o senso de importância nos colaboradores, pois não há possibilidade de se estruturar um grande planejamento de crescimento sozinho, é preciso colaboração, é preciso que todos caminhem na mesma direção. A empresa precisa das pessoas para isso, e precisa fazer com que eles saibam disso.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH

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