Área do Aluno


ou



Vernizes

Os vernizes podem ser considerados tipos de acabamentos, principalmente para as madeiras tanto de área externa como interna. Paralelo a isso, ambos possuem atuação consolidada entre os pintores, e o resultado proposto pelo verniz e pelo esmalte é requerido por muitos no mercado.

Sendo assim, visto que essas técnicas são comumente conhecidas e utilizadas, foi necessário um capítulo exclusivo para abordar todos os conceitos e suas aplicações.

1. O que é o verniz

O verniz é considerado um produto líquido de acabamento rígido com poro fechado, é mais utilizado em forma de goma-laca em superfícies pintadas ou de madeira trazendo características de proteção, brilho e duração, se assemelhando às paredes envidraçadas da moda antiga.

Para cada superfície a ser utilizada existe um tipo de verniz diferente que combina com aquele material, como o concreto e a madeira, sendo o segundo mais amplamente conhecido e utilizado.

Vamos conhecer os principais tipos de verniz para a madeira:

  • Verniz marítimo

O verniz marítimo recebeu esse nome por conta da sua criação ter sido oriunda dos náuticos, e sua função inicial era evitar que a água penetre no interior dos barcos.

Sua utilização foi perpetuada e até hoje é aplicada em superfícies internas para dar realce, e em áreas externas em madeiras como os terraços e decks para dar beleza ao aspecto natural da madeira.

Esse tipo de verniz necessita ser diluído em aguarrás seguindo as recomendações do fabricante na embalagem.

A aplicação ocorre entre 2 e 3 demãos exigindo por volta de 12 horas entre cada uma.

  • Verniz Copal

Como o próprio nome já sugere, este tipo de verniz é recluso para madeiras de áreas internas novas ou repintadas, o objetivo é dar brilho.

Ele é utilizado em pisos, rodapés, janelas e superfícies como os móveis do quarto, e para ter o acabamento desejado é necessário no mínimo 3 demãos de aplicação, também com intervalos de 12 horas mínimas entre elas.

  • Verniz Tingidor

O nome deste verniz também dá uma dica do seu objetivo, esse tipo confere uma coloração à madeira, e as mais comuns são mogno ou imbuia, e isso foi possível por conta das novas tecnologias desenvolvidas nessa área, a imagem abaixo exemplifica esses tons.

Imagem Interna

Este tipo pode ser usado em áreas internas e externas para proteger contra condições climáticas extremas.

Outro fator importante é que ele pode ser diluído em aguarrás ou não, porém exige a aplicação de 3 demãos e o intervalo fixo de 12 horas entre cada uma.

2.Aplicação do verniz

  • Em madeiras:
Existem passos a serem seguidos antes da aplicação direta do verniz, como por exemplo verificar se aquela peça está perfeitamente uniforme, e caso não esteja é indicado que se lixe a peça já que o verniz aponta as imperfeições das mais diversas, como manchas, marcas, irregularidades ou falta de nivelamento. Após lixar, não permita que o pó proveniente desse ato permaneça na superfície da madeira, garanta uma peça limpa pois poeira e verniz são incompatíveis.

Feito isso, o verniz que exige diluição deve ser diluído e aqueles que não necessitam já podem ser aplicados com auxílio de um pincel, rolo ou pistola de tinta.

  • Em paredes:
No caso das paredes, é necessário, antes da aplicação, preencher as rachaduras e divisões que a parede possui, isso pode ser feito com gesso e aplicado areia na parede com uma lixadeira.

Como se trata de paredes, é importante isolar aquilo que não receberá o acabamento. O próximo passo é pulverizar uma camada de primer à base de verniz com uma distância de 20 ou 30 centímetros da parede, é importante seguir as instruções que acompanham o prime, como informações sobre o tempo e a forma que é aplicado.

Após a camada de primer, chegou a vez da tinta à base de verniz, com um novo pulverizador (ou o anterior limpo) aplique da mesma forma anteriormente feita com o prime e espere o tempo necessário de secagem. O último passo é fazer esse mesmo processo com o verniz incolor, porém, após a primeira demão aguarde 1 hora para a segunda e após realizada a segunda demão aguarde mais uma hora para realizar a terceira. Aguarde secagem total antes de tocar na parede.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Pintor

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados