Vernizes
Os vernizes podem ser considerados tipos de acabamentos, principalmente para as madeiras tanto de área externa como interna. Paralelo a isso, ambos possuem atuação consolidada entre os pintores, e o resultado proposto pelo verniz e pelo esmalte é requerido por muitos no mercado.
Sendo assim, visto que essas técnicas são comumente conhecidas e utilizadas, foi necessário um capítulo exclusivo para abordar todos os conceitos e suas aplicações.
1. O que é o verniz
O verniz é considerado um produto líquido de acabamento rígido com poro fechado, é mais utilizado em forma de goma-laca em superfícies pintadas ou de madeira trazendo características de proteção, brilho e duração, se assemelhando às paredes envidraçadas da moda antiga.
Para cada superfície a ser utilizada existe um tipo de verniz diferente que combina com aquele material, como o concreto e a madeira, sendo o segundo mais amplamente conhecido e utilizado.
Vamos conhecer os principais tipos de verniz para a madeira:
- Verniz marítimo
O verniz marítimo recebeu esse nome por conta da sua criação ter sido oriunda dos náuticos, e sua função inicial era evitar que a água penetre no interior dos barcos.
Sua utilização foi perpetuada e até hoje é aplicada em superfícies internas para dar realce, e em áreas externas em madeiras como os terraços e decks para dar beleza ao aspecto natural da madeira.
Esse tipo de verniz necessita ser diluído em aguarrás seguindo as recomendações do fabricante na embalagem.
A aplicação ocorre entre 2 e 3 demãos exigindo por volta de 12 horas entre cada uma.
- Verniz Copal
Como o próprio nome já sugere, este tipo de verniz é recluso para madeiras de áreas internas novas ou repintadas, o objetivo é dar brilho.
Ele é utilizado em pisos, rodapés, janelas e superfícies como os móveis do quarto, e para ter o acabamento desejado é necessário no mínimo 3 demãos de aplicação, também com intervalos de 12 horas mínimas entre elas.
- Verniz Tingidor
O nome deste verniz também dá uma dica do seu objetivo, esse tipo confere uma coloração à madeira, e as mais comuns são mogno ou imbuia, e isso foi possível por conta das novas tecnologias desenvolvidas nessa área, a imagem abaixo exemplifica esses tons.
- Em madeiras:
- Em paredes:
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Pintor
Faça o Curso completo grátis!!