VIAS DE TRÂNSITO
Você talvez não saiba disso, mas as vias são classificadas de muitas formas. Além disso, há determinados sentidos de fluxos, limites de velocidade e sinalização em uma via que devem ser respeitados. Entender as características das vias nos permite compreender e seguir as regras. O CTB classifica as vias da seguinte forma:
Vias urbanas
● De trânsito rápido - caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
● Arterial - caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
● Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
● Local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
Vias rurais
● Rodovia - via rural pavimentada.
● Estrada - via rural não pavimentada. Agora que você já sabe os tipos de vias existentes, conheça a velocidade máxima para cada uma delas:
Vias urbanas
● trânsito rápido: 80 km/h;
● arterial: 60 km/h;
● coletora: 40 km/h;
● local: 30 km/h;
Vias rurais
● rodovia:
automóveis e camionetas - 110 km/h;
ônibus e microônibus - 90 km/h;
demais veículos – 80 km/h;
● estrada: 60 km/h.
Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva
Faça o Curso completo grátis!!