Você sabe o que realmente faz um operador de telemarketing?
As operadoras de telemarketing atuam em call centers e são responsáveis pelo atendimento proativo e oferecem os serviços aos consumidores.
Esses operadores são divididos em diferentes funções e podem trabalhar com vendas, suporte, faturamento ou pesquisa.
Por exemplo, um assistente de vendas ativo liga regularmente para clientes específicos todos os dias para vender produtos e serviços da empresa.
Normalmente, os profissionais têm uma meta diária de conversão e obterão um script completo para fazer a ligação.
Além disso, as chamadas são monitoradas por supervisores que garantem que a linguagem, a fala e os argumentos dos destinatários sejam adequados.
O perfil ideal do operador de telemarketing inclui habilidades de comunicação e persuasão, conhecimentos de informática e boa redação, bem como um bom equilíbrio emocional para lidar com a pressão do trabalho.
A importância dos serviços de telemarketing para as empresas
Os departamentos de telemarketing estão cada vez mais aparecendo em empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado.
O motivo é simples: os benefícios que ela traz vão muito além de fornecer um bom serviço, pois com a implantação desse setor, a empresa ainda pode otimizar operações e reduzir custos.
No entanto, a importância do telemarketing não se limita a isso. Confira agora mais motivos para implantar este departamento na empresa:
Ajude a aumentar as vendas
Ao instalar um departamento de telemarketing, a empresa pode aumentar seu fluxo de vendas de maneiras surpreendentes. Isso ocorre porque sua infraestrutura permite atingir mais clientes sem a real viagem do vendedor ao cliente.
Além disso, o atendente possui um roteiro de vendas eficaz para encontrar novos clientes, bastando fornecer à equipe um banco de dados qualificado para que possa utilizar suas habilidades de negociação e converter potenciais clientes.
Outra estratégia adotada é utilizar a área de telemarketing como canal de apoio à empresa para outras áreas, como vendas externas. Neste caso, o departamento marca uma visita e o fornecedor realiza uma reunião presencial.
Baixo custo de implantação
Outro ponto que destaca a importância e as vantagens da utilização do telemarketing está no baixo custo de implantação. Assim, instalar um centro de vendas na empresa requer muito investimento dos gerentes. Afinal, a construção precisa ser feita e até o aluguel pago.
Por outro lado, quando um gerente contrata uma central de telemarketing, ele pode ter uma equipe completa de atendentes que entrará em contato diretamente com os clientes e usará habilidades de persuasão específicas.
Aproveite todas as vantagens desse tipo de serviço e isso garantirá que a empresa não correrá o risco de perder lucros devido a despesas desnecessárias e os gestores poderão garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
Ampliando a esfera de influência da empresa
É inegável que, por meio do telemarketing, a empresa poderá aumentar muito sua esfera de influência. Afinal, não haverá mais uma barreira física entre o vendedor e o cliente, se o gerente apenas usa recursos de marketing tradicionais, isso é impossível de conseguir.
Por meio da central de telemarketing, se essa poderosa ferramenta de marketing não for utilizada, os gerentes podem não ter a oportunidade de alcançar clientes que estão inacessíveis.
Portanto, quanto mais moderna for a estratégia de marketing utilizada, maiores serão as chances de sucesso.
É preciso ter em mente que o telefone pode fortalecer o relacionamento entre os clientes potenciais e a empresa e você poderá se conectar com pessoas em qualquer lugar do país sem grandes despesas com viagens.
O telemarketing é multifuncional
É errado pensar que a importância do telemarketing se limita a ajudar e aumentar as vendas.
Por outro lado, este tipo de centro também pode ser utilizado por empresas de várias maneiras para desempenhar as seguintes funções:
- Realizar cobranças;
- Realizar pesquisas de satisfação;
- Atualizações de banco de dados.
Por fim, a versatilidade dos serviços de telemarketing é suficiente para os mais diversos negócios, modelos e estratégia organizacional. Independente se o seu foco seja vendas ou manutenção de relacionamento com o cliente, todos são adequados para fornecer serviços de alta qualidade.
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