Qual é a melhor ferramenta para traçar rotas pela cidade?
Quando se trata do momento de fazer as corridas, muitos motoristas de aplicativos ficam na dúvida sobre qual é o melhor sistema de rotas para ser utilizado de forma que torne a sua rotina de trabalho mais prática e fácil.
Diante disso, surge o questionamento: qual é a melhor ferramenta para traçar rotas pela cidade? Waze, GPS dos aplicativos ou Google Maps?
A verdade é que não existe o campeão entre essas alternativas, e tudo vai depender do gosto pessoal e melhor adaptação de cada motorista. Sendo assim, neste tópico, você vai conhecer as principais características de cada um deles para identificar o que mais se enquadra em seu perfil. Veja a seguir:
Vantagens e desvantagens do Waze
O Waze é um aplicativo que funciona de forma colaborativa. Com isso, os motoristas podem adicionar atualizações sobre o trânsito para que os outros condutores não passem por determinados percursos caso haja engarrafamentos, obras ou acidentes, por exemplo.
No entanto, o Waze costuma traçar rotas mais curtas para que os usuários cheguem mais rápido em seus destinos. Por causa disso, ele pode fazer com que os motoristas entrem em regiões perigosas e desertas. Sendo assim, é fundamental configurar o aplicativo para que ele trace caminhos com locais mais movimentados e tranquilos.
Principais vantagens
- Gratuito;
- Fácil de ser manuseado;
- Intuitivo;
- Possui atualizações em tempo real.
Principais desvantagens
- Pode fazer com que os motoristas entrem em regiões perigosas.
Vantagens e desvantagens do GPS dos aplicativos
O GPS dos aplicativos costuma ser o GPS padrão de cada empresa. Com isso, a sua principal função é calcular o tempo da corrida e o trajeto que foi solicitado pelo passageiro no momento em que ele realizou o pedido da viagem.
No entanto, ele costuma ter alguns problemas de atualizações de percursos e várias outras complicações que fazem muitos motoristas não optarem por esse sistema de rota.
Principais Vantagens
- Gratuito;
- Mais prático por carregar a rota com rapidez, já que é sincronizado com o aplicativo de transporte;
- Exibe informações sobre o passageiro;
- Não gasta muita bateria do celular.
Principais desvantagens
- Pode traçar rotas perigosas;
- Não é atualizado constantemente sobre radares, congestionamentos, policiais e acidentes;
- Possui interface com poucos recursos;
- Não tem atualização em tempo real;
- Pode apresentar erros de programação.
Vantagens e desvantagens do Google Maps
Por fim, o Google Maps também é um ótimo aplicativo de rotas e a sua maior vantagem é que ele não costuma direcionar os motoristas para regiões perigosas. O que favorece para uma maior segurança na hora de realizar o percurso das corridas.
No entanto, por não sofrer atualização frequente, ele pode sugerir algumas rotas que não existem mais.
Principais vantagens
- Gratuito;
- Maior segurança;
- Oferece opções de rotas para diversos tipos de meios de transporte.
Principais desvantagens
- Não tem atualização em tempo real;
- Pode te levar para retornos e conversões;
- Pode recomendar rotas que não existem mais.
Em síntese, agora que você sabe a diferença de cada um, compare-os e veja qual deles se enquadra melhor com as suas necessidades e preferências pessoais.
Este artigo pertence ao Curso de Motorista de Aplicativo
Faça o Curso completo grátis!!