RESPIRAÇÃO

Como vimos, as técnicas de respiração praticadas na yoga são denominadas pranayamas. Elas controlam e elevam a energia vital nos ensinando a viver o momento atual.

Você já se perguntou se a forma como respira está correta? Sua respiração é para sobrevivência ou para viver de forma plena?

Regra principal: respiração = concentração

A respiração é a base da vida, sem ela a morte é inevitável. Por ser tão importante para a nossa existência, é necessário aprender as técnicas para respirar corretamente, visto que a respiração consciente clareia os pensamentos e as ações.

A yoga promove esta respiração adequada e vital, oxigenando o sangue e o cérebro. As técnicas de respiração trazem a mais alta forma de purificação e autodisciplina, de forma a abranger mente e corpo.

Confira a seguir os tipos de pranayamas na prática da yoga.

• Respiração Profunda: respiração totalmente voltada para a concentração. Ocorre expansão do abdômen — quando estamos ansiosos, a respiração é torácica e por isso fica curta.
  • Respiração Completa: a respiração profunda pelo diafragma através do abdômen.
  • Respiração Controlada: é fundamental estabelecer um ritmo para que se atinja a respiração controlada. Ficar sem fôlego não é comum e requer atenção.
  • Respiração Lenta: quanto mais lenta você conseguir tornar sua respiração mais elevará seu ritmo pulmonar e cardíaco.
  • Respiração Nasal: controla o ritmo cardíaco porque, à medida que respiramos com tranquilidade, a temperatura do ar junto à umidade que inalamos chega aos pulmões, fazendo com que as ondas cerebrais se acalmem.
  • Respiração Uniforme: devemos encher o pulmão de forma constante sem interromper o fluxo de ar.
  • Respiração Ritmada: o ritmo permite conciliar os exercícios com a respiração enquanto fazemos a contagem do tempo.
  • Respiração Consciente: é a respiração concentrada na ação de respirar, de forma a tornar os pensamentos mais claros.
  • Respiração Silenciosa: uma respiração silenciosa significa que, ao expirar e inspirar, o fluxo de ar está fluindo de forma prática. Diferente de algumas técnicas, como bhastriká, bhramari e ujjayi, que exigem certo barulho ao respirar.
  • Respiração com a mínima projeção do ar: está relacionada com a projeção do fluxo de ar.

Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Yoga