OCORRÊNCIAS COMUNS
São diversos os “acidentes” que ocorrem nos restaurantes e o garçom deve estar preparado para saber como agir nestas situações. As mais comuns são:
- Guardanapo e talher que caem no chão – deverá providenciar a reposição indo até o aparador e o colocando sobre o prato de mesa e, com os talheres de serviço (alicate), põe-se ao lado do cliente. Somente depois recolhe o que havia caído. Quando for o caso de talheres, o garçom também deve dirigir-se ao aparador, apanhar o talher limpo enrolado em um guardanapo sobre o prato de mesa e coloca-o no lugar correto junto ao cliente e, em seguida, recolhe o que estava no chão;
- Líquido derramado sobre a mesa – retirar objetos atingidos como copos, pratos ou talheres e, com auxílio de um guardanapo, enxugar o líquido. Em seguida, sem desfazer a mesa, encobrir a mancha com um guardanapo ou napperon e repor os utensílios retirados. Se for necessário, trocar a toalha;
- Comida ou bebida derramada na roupa do cliente – quando for o cliente, o garçom deverá limpar a roupa com um pano umedecido em água quente e aplicar talco se for preciso para absorver a gordura. Caso tenha sido provocado pelo garçom, o restaurante deve arcar com as despesas de lavanderia.
Atendimento a reclamações – no restaurante o cliente pode reclamar:
• Da demora da execução do pedido;
• Do ponto das carnes grelhadas;
• Da quantidade servida;
• Dos preços cobrados, etc.
Para isso, é necessário que o garçom mantenha a calma, tentando resolver o problema. Caso não seja solucionado, deverá recorrer ao seu chefe imediatamente e jamais desculpar-se, colocando a culpa em seus colegas de trabalho. O ideal é prevenir reclamações, cumprindo o que é divulgado sobre o serviço, oferecendo alimentação de qualidade, mantendo o ambiente e utensílios em perfeito estado de higienização e uma equipe de funcionários treinados para oferecer um excelente serviço.
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