Pedagogia Hospitalar e sua importância
Embora algumas pessoas acreditem que o pedagogo hospitalar é responsável somente por passar conteúdos e conhecimentos para os pacientes, a verdade é que a área de atuação é bem mais ampla que só isso. O resgate pelo interesse dos alunos em aprender e se reintegrar ao ambiente escolar, além de outros fatores, fazem com que cada vez mais se reconheça a importância da atuação do pedagogo hospitalar.
Para uma criança hospitalizada, estudar surge como um benefício para o bem-estar da criança e como um benefício que ela pode usufruir como fonte de saúde no desenvolvimento da vida, mesmo no caso em que o aluno se encontra hospitalizado. Nesse sentido, o ato de estudar é capaz de ajudar as pessoas a superar muita ansiedade e ver a doença como um obstáculo a ser superado ao invés de uma barreira que a impede de viver.
A pedagogia hospitalar ajuda os pacientes a manter sua estabilidade emocional e a continuar seus estudos para que não sejam prejudicados, o que ajuda a minimizar os efeitos negativos em sua saúde clínica e psicológica. Por isso, Matos e Mugiatti (2014) demonstram que além da questão física, a doença também provoca uma série de outras situações em que a doença se manifesta como multifatorial, ou seja, incluindo múltiplos fatores ao invés de apenas uma causa ou efeito.
Diante dessa situação, a educação não formal está se integrando ao contexto hospitalar por meio da pedagogia hospitalar. De acordo com os autores Matos e Mugiatti, a pedagogia hospitalar é um tipo de atendimento educacional prestado em ambiente hospitalar que vai além do que muitas vezes é feito nas escolas.
Dessa forma, um tratamento puramente físico não se justifica porque o paciente antes era atendido apenas por sua doença, de forma isolada, sem receber tratamento para todos os seus sintomas. Com isso, considerar o componente emocional é um dos pilares cruciais que é trabalhado pelos profissionais, visto que a mudança de ambiente pode gerar confusões nas crianças.
É importante aprender que o pedagogo auxilia o aluno durante toda essa fase, garantindo a melhor adaptação o possível, além de ajudá-lo a compreender o que está acontecendo com o seu corpo e porque ele precisa desse espaço em um local diferente do que estava acostumado.
Este artigo pertence ao Curso de Pedagogia Hospitalar
Faça o Curso completo grátis!!