Área do Aluno


ou



A importância do planejamento financeiro

Seja nos negócios, na vida pessoal ou no trabalho, um bom planejamento financeiro significa a garantia de cumprimento das nossas metas e objetivos. Para uma empresa, um bom planejamento é capaz de evitar endividamentos, programar investimentos e permitir que o negócio se mantenha ativo no mercado.

O mesmo acontece na nossa vida pessoal. Quando nos planejamos e temos plena ciência da nossa capacidade financeira, conseguimos nos manter sempre ativos e com poder de capital. Aprendemos a economizar quando necessário, a gerir nossas contas e dívidas, bem como estabelecer metas e conquistas a partir do nosso dinheiro.

O primeiro passo para um estilo de vida financeiramente saudável está na organização de gastos, portanto, ao realizar o planejamento de suas finanças, você poderá também adquirir um melhor controle das suas contas. Imagine como seria se você tivesse a sua vida financeira tão organizada a ponto de não se preocupar com contas inesperadas ou surpresas não planejadas?

Ou ainda ter a possibilidade de estar tão bem com seu poder financeiro que não precise viver em função do seu dinheiro, conseguindo realizar planos a médio e longo prazo. Apesar de não ser a realidade da maioria dos brasileiros, todas essas coisas são alcançáveis, e o primeiro passo para isso, foi realizado por você ao adquirir este curso.

Por outro lado, a falta de organização pode acarretar em sérios riscos a sua integridade financeira e da sua família. De acordo com dados obtidos pela CNN, o Brasil em 2021 teve a maior taxa de endividamento familiar registrado desde 2010. Além disso, do número de famílias endividadas, mais de 25% do total possuem contas em atraso.

Isso acontece, pois, além de existir uma lacuna enorme na educação brasileira voltada à falta de informação sobre planejamento financeiro, as taxas de serviços de crédito também estão passando por constantes aumentos. Atualmente, o cartão de crédito é concebido como o maior vilão do fechamento de contas para as famílias brasileiras.

Dessa forma, a educação financeira tem como objetivo formar indivíduos mais conscientes, capazes de entender e administrar o seu dinheiro. Para isso, é importante não somente aprender a se organizar e ter disciplina, mas também realizar uma alfabetização financeira. Ela consiste em um nível de aprendizado, onde o indivíduo entenderá os principais conceitos e as principais informações acerca do mundo das finanças. Logo, ele poderá interpretar e tomar decisões a partir dos dados financeiros obtidos.

Entender suas finanças pessoais está muito além de ser capaz de administrar suas contas. Está na obtenção da capacidade de gerenciar seu dinheiro possibilitando não só o pagamento dos seus custos de vida, como também na oportunidade de investimentos e na liberdade de realizar seus sonhos em tempo hábil para desfrutar o sabor do poder financeiro.

Para isso, você deverá entender alguns dos principais conceitos atrelados ao poder de compra, como renda, custo, juros e consumo. Eles serão os principais responsáveis por realizar o seu aprimoramento como gestor financeiro.

Além dessa relação direta, você também conseguirá obter conhecimento acerca das oportunidades de investimento disponíveis para aplicação no mercado brasileiro atualmente. Cada fundo de aplicação possui uma característica básica que o diferencia dos outros. É por isto que neste módulo você aprenderá um pouco mais sobre estes fundos monetários e qual poderia se encaixar melhor no seu padrão de comportamento.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Finanças Pessoais

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados