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A Moda e a Indústria

Através da imensa magnitude, a moda é um setor econômico que movimenta bilhões de dólares durante o ano. Seja através dos desfiles, da alta costura ou do setor varejista. A indústria da moda ocupa milhões de pessoas no mundo em torno da tarefa de produzir e vender vestimentas: vestidos, casacos, lingeries, calçados.

O processo de confecção envolve as atividades de design, manufatura, distribuição, marketing, varejo, propaganda e promoção de todos os tipos de vestimenta para homens, mulheres e crianças que movimentam milhares de profissionais todos os dias para a disponibilização das mercadorias para o seu público alvo.

No Brasil e em vários outros países, a indústria da moda é monitorada a partir do comportamento dos setores têxtil (fiação e tecelagem), vestuário (confecção de roupas e acessórios), couro (artigos de viagem e outros artefatos) e calçados. Além disso, o mercado da moda brasileiro ainda é um setor majoritariamente feminino. Sua dimensão é capaz de conferir ao PIB brasileiro cerca de 4% de todo o seu faturamento.

Isto acontece, pois a indústria da moda é capaz de movimentar desde o homem do campo que cultiva o algodão ou curte o couro natural responsável pela composição dos materiais que faz a roupa e os calçados, como também movimenta os setores como as mineradoras que extraem os metais utilizados na produção das bijuterias ou de simples zíperes, botões e rebites, até chegar ao seu guarda-roupas.

Setores envolvidos pela indústria da moda

A indústria da moda consiste em quatro níveis principais impulsionadores de poder econômico: o primeiro deles consiste na produção de matérias-primas, principalmente fibras e têxteis, mas também couro e pele; Estes são a base para a projeção dos produtos da indústria têxtil. Isto acontece, pois caso um problema aconteça no processo de produção da matéria prima, todos os outros setores serão afetados, pois dependem estritamente de seus artigos para colocarem a forma dos seus projetos em realidade.

O segundo setor da cadeia produtiva está na produção de artigos de moda por designers, fabricantes, empreiteiros, entre outros; Sem eles, nem o setor da alta costura, nem a produção de artigos em série poderia ser possível. Logo, ao longo do desenvolvimento da indústria da moda é exigido cada vez mais profissionais qualificados para exercerem as atividades envolvidas na cadeia produtiva das roupas.

Já o terceiro setor da cadeia produtiva envolve o ramo comercial de vendas no varejo; consiste em todo o estudo e análise de mercado para a sua disponibilização para os consumidores. Isso envolve o cálculo de custos, a análise de lucros e avaliação de adequação ao público alvo.

De forma quase simultânea, o quarto nível da cadeia produtiva da indústria da moda envolve as várias formas de publicidade e promoção. Todo processo de venda envolve a forma como convencemos o consumidor a adquirir os nossos produtos, desta forma, o marketing das peças e eventos provenientes da indústria da moda movimenta todo o fluxo da cadeia produtiva.

Esses níveis consistem em muitos setores separados, entretanto, todos eles precisam estar intrinsecamente ligados para o correto funcionamento da cadeia produtiva. Logo, todos eles precisam estar dedicados ao objetivo de satisfazer a demanda dos consumidores por vestuário em condições que permitam aos participantes da indústria operar com lucro.

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Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda I

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