Aceitando a Devolução de Mercadorias
Aceitar a devolução de mercadorias é uma prática muito comum no comércio, e cada estabelecimento dita as regras para esse procedimento.
Há aqueles que aceitam devoluções em qualquer dia e horário, outros oferecem horários específicos para realizar essa operação.
Outro ponto de destaque é que os estabelecimentos podem aceitar trocas por item de mesmo valor ou de valor superior.
Para valores superiores, a diferença é paga no caixa, quando o cliente retira o novo item. Em caso de trocas por item de menor valor, é necessário consultar o seu gerente.
Sem dúvidas, a devolução é um dos serviços do pós-venda que deve ser bem orientado para o operador de caixa, tendo em vista que esse profissional precisa estar preparado para receber o cliente e manter a satisfação do mesmo.
Assim, se o cliente desistir da compra realizada, seja ela por inteiro ou somente alguns itens, o operador de caixa deve aceitar a devolução, cancelar o registro e realizar o estorno (devolução da quantia paga pelo cliente).
Como citamos anteriormente, cada estabelecimento tem a sua política de devolução. Dessa forma, em alguns casos, essa operação necessita da autorização de um superior como o chefe de operação de caixa ou o gerente.
A devolução de mercadorias em locais que vendem produtos alimentícios, roupas e produtos perecíveis é muito comum. E o motivo dessas operações podem ser os mais diversos, entre elas podemos destacar:
- Prazo de validade vencido;
- Embalagem violada ou amassada;
- Tamanho, cor ou modelo errado;
- Arrependimento da compra;
- O item apresenta algum defeito.
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