Aceitando a Devolução de Mercadorias

Aceitar a devolução de mercadorias é uma prática muito comum no comércio, e cada estabelecimento dita as regras para esse procedimento.

Há aqueles que aceitam devoluções em qualquer dia e horário, outros oferecem horários específicos para realizar essa operação.

Outro ponto de destaque é que os estabelecimentos podem aceitar trocas por item de mesmo valor ou de valor superior.

Para valores superiores, a diferença é paga no caixa, quando o cliente retira o novo item. Em caso de trocas por item de menor valor, é necessário consultar o seu gerente.

Sem dúvidas, a devolução é um dos serviços do pós-venda que deve ser bem orientado para o operador de caixa, tendo em vista que esse profissional precisa estar preparado para receber o cliente e manter a satisfação do mesmo.

Assim, se o cliente desistir da compra realizada, seja ela por inteiro ou somente alguns itens, o operador de caixa deve aceitar a devolução, cancelar o registro e realizar o estorno (devolução da quantia paga pelo cliente).

Como citamos anteriormente, cada estabelecimento tem a sua política de devolução. Dessa forma, em alguns casos, essa operação necessita da autorização de um superior como o chefe de operação de caixa ou o gerente.

A devolução de mercadorias em locais que vendem produtos alimentícios, roupas e produtos perecíveis é muito comum. E o motivo dessas operações podem ser os mais diversos, entre elas podemos destacar:

• Prazo de validade vencido;
  • Embalagem violada ou amassada;
  • Tamanho, cor ou modelo errado;
  • Arrependimento da compra;
  • O item apresenta algum defeito.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa