Agulha
Uma das ferramentas mais importantes para a costura é a agulha. Isto acontece, pois até mesmo sem uma máquina apropriada, conseguimos fazer a costura manual de peças de vestuário, utilizando apenas tecido, linha e agulha.
Este importante acessório inicialmente foi feito a partir de ossos de animais e madeira. Entretanto, com o desenvolvimento das tecnologias, juntamente com a necessidade de aprimorar a resistência desta importante peça, as agulhas de costura também passaram a ser construídas em metais, como aço, ouro, prata e até mesmo alumínio.
Em segunda instância, saiba que todas as agulhas possuem uma estrutura básica, que é regra para todo e qualquer material ser classificado como agulha de costura. Além disso, uma só agulha pode ter diferentes tamanhos e eles devem ser considerados de acordo com o tipo de tecido, e costura almejada.
Estrutura geral da Agulha
- Base do cabo;
- Cabo;
- Junção Cônica;
- Haste; - Canaleta;
- Ranhura Curta;
- Olho; - Cava;
- Ponta;
- Extremidade da Ponta.
Agulha de ponta arredondada (Ball point ou stretch)
A agulha de ponta arredondada, como o próprio nome sugere, possui como característica o arredondamento da ponta da peça. Esta característica vai se acentuar de acordo com o tamanho da agulha. É por este motivo que esse acessório é aplicado em malhas e tecidos stretch, já que ela consegue “escorregar” entre os fios da malha, ao invés de espetar. São ainda mais necessárias em malhas que estragam quando um fio se parte (fio corrido).
Tamanhos: 9 a 16
Agulha de bordado (Embroidery needles)
Diferente das opções citadas anteriormente, esta agulha possui a característica de um buraco maior, para passar fios de bordado que são mais grossos. Dessa forma, a sua aplicação, como o próprio nome já diz, é principalmente para a construção de bordados decorativos, pois o tamanho maior do buraco permite a redução de quebras na linha.
Tamanhos: 11 a 14
Agulha de quilting (Betweens)
A agulha de quilting é uma peça excepcional, pois a sua característica é de possuir um tamanho menor do que o de uma agulha normal, com o buraco pequeno, porém mais forte. Dessa forma, a sua ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (quilt sanduíche) e para passar por cima de outras costuras. Este tipo de agulha pode ser utilizado em padronagens, por exemplo.
Tamanhos: 9 a 12
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Corte e Costura
Faça o Curso completo grátis!!