Área do Aluno


ou



Ajuste da Modelagem

Como vimos no capítulo sobre modelação, esta técnica consiste em produzir protótipos planificados em papel, o uso deles está relacionado ao uso como moldes para realizar o corte dos tecidos, principalmente em larga escala.

E vamos ser sinceros aqui! Ninguém possui os mesmos gostos de outra pessoa! Principalmente quando o assunto é o que vamos vestir, e o que pode agradar a um, pode não satisfazer o outro, por isso é importante investir em conhecimento para conseguir fazer os ajustes necessários de um modelo.

É indicado que os ajustes sejam feitos na própria peça, realizando as marcações com alfinetes de cabeça ou sem, ou até mesmo alinhavando a peça, para que posteriormente seja feita a modelagem. O alinhavo é como se fosse o rascunho, é o ato de costurar de forma grosseira somente para definir se é aquilo mesmo que se deseja realizar, o alinhavo não pode ser usado como costura por conta da fragilidade dos seus pontos, que não possuem firmeza.

Para dar confiabilidade nos ajustes que foram feitos na modelagem, é indicado que se faça uma nova matriz, e após aprovado tem seguimento para a parte de graduação.

Iniciando o ajuste do busto

O primeiro passo é fazer uma marcação na cava, cerca de sete centímetros da lateral. E quando chegar na base, você pode chamar esse ponto de M, esse é o ponto que dará referência para o seu ajuste, sem necessariamente utilizar a exatidão nesse momento. Após realizar essa marcação, identifique também a parte central do busto com F por exemplo, e tudo ficará parecido com a imagem abaixo.

Imagem Interna
Com o auxílio de uma régua, você irá traçar uma reta ligando o ponto M ao ponto F, e por meio de uma tesoura realizar o corte, esse momento está representado pela reta em azul da imagem abaixo. Feito isso, você também deverá cortar uma das laterais da pence do busto, identificadas na linha vermelha da imagem, mas não deixe os cortes se unirem.

Para você que não tem muita experiência na área, a pence do busto é a prega irregular que foi costurada pelo lado avesso da roupa, e ao longo da borda vai se estreitando com o intuito de acompanhar a silhueta do corpo humano.

Imagem Interna
  • Ajuste para bustos grandes
Em casos de mulheres com o volume de busto consideravelmente grande, normalmente é comum realizar o ajuste do busto de vestidos e camisas. Esse tipo de ajuste altera o tamanho da pence, aumentando-a, para conseguir dar volume também para a roupa.

Para isso, dobre as folhas de modo que os papéis fiquem de maneira sobreposta no ponto M, acompanhado a medida de 0,5 cm a 1,5 cm, estes tamanhos podem ser pequenos, mas sua alteração já traz um aumento significante, e a escolha entre esses valores em centímetros irá depender do busto que a pessoa possui. Após sobrepor os papéis, prenda eles com fita crepe para não saírem do local correto.

Feito esses passos, desenhe a cava no molde a partir da curva gerada. E para concluir o ajuste, adicione na abertura da pence um retalho que pode ser de papel para que o molde fique preso e não se mova na hora do corte do tecido.

Imagem Interna
  • Ajuste para bustos pequenos
O pensamento em relação aos bustos pequenos não se difere muito do que usamos para os bustos grandes, sendo que a maior mudança está nos papéis que antes foram sobrepostos e agora nós vamos afastar eles, como ilustra a imagem abaixo.
Imagem Interna
Perceba que o local onde está posicionada a seta se estreitou, e para uma melhor percepção disso você pode voltar para a imagem anterior a essa e fazer uma comparação. Dando seguimento, agora você deve prender com fita adesiva ou crepe, e feito isso, também prenda um retalho de papel na parte onde o molde se abre, e com o retalho devidamente preso, desenhe a curva da cava.

Como sabemos, os ajustes devem ser feitos nos moldes de papel, isso é importante pois o papel nos dá uma liberdade maior para cortes e colagens sem nenhum tipo de problema, que não é o caso dos tecidos.

A grande vantagem desses ajustes é que as medidas das roupas não são alteradas, o que se altera é o volume da pence e quantidade de busto que pode ser comportada naquela parte da roupa.

E isso gera uma grande facilidade para pessoas que alteraram o volume do busto, mas quem apenas ajustar as roupas e não gastar dinheiro na compra de outras, principalmente as fizeram implante de silicone, realizaram a mamoplastia redutora, ou as mulheres que engravidaram e tiveram o seu busto aumentado pós gestação.

Se isso pareceu muito complexo para uma primeira tentativa, não se preocupe! Com o tempo toda a teoria se torna fácil na prática, e como esse tipo de ajuste de modelagem é muito buscado e utilizado, não vai faltar oportunidade para você praticar e aprimorar esse conhecimento.

  • Outros tipos de ajustes de modelagem
As mangas e as calças também são foco para as alterações de roupas. No caso das mangas, é importante levar em conta o quanto foi mexido na lateral do busto e do ombro.

É importante ressaltar que essas medidas devem ser alteradas separadamente para não trazer deformidade na proporção da “cabeça” da manga. Por outro lado, o comprimento do braço é uma alteração mais simples.

Imagem Interna
Mas iremos focar neste tópico nas calças, já que são ajustes muito realizados pelo fato de existir milhares de indústrias têxteis de jeans e outros tipos de tecidos de calças.

Nesse caso, nós alteramos as diferenças de medidas de cintura e quadril realizando a divisão por oito, assim como mostra a figura abaixo, isso ocorre nos dois lados do molde, além disso nós podemos subir a cintura um tamanho correspondente à diferença da altura do gancho.

No caso das pernas da calça, podemos alterar a largura do joelho e da boca da calça com as diferenças divididas por quatro, vale lembrar que isso depende muito do modelo, já que existem inúmeros modelos de calças que predominam na moda atual.

Imagem Interna

Em relação à barra, é descido a diferença do comprimento da calça menos a diferença da altura do gancho.

  • Ajuste em molde de vestido

A alteração em moldes de vestidos simples é algo extremamente importante para se ter conhecimento, e por isso vamos trabalhar com vocês neste tópico!

Assim que você estiver com o molde em mãos, é necessário anotar as medidas do molde original, sendo elas o busto, cintura, quadril, comprimento do corpo (distância do pescoço até a cintura), comprimento total e costas.

E em seguida, você deve anotar as medidas que o molde irá possuir após as alterações, sendo que para isso nós aconselhamos que você faça uma tabelinha com os valores em centímetros de “antes e depois”, assim como propõe a imagem abaixo.

Imagem Interna

O próximo passo é realizar a diferença entre os valores considerados como “antes e depois”, e logo após isso efetuar as divisões necessárias para alcançar as novas numerações dos moldes. Siga as orientações abaixo:

  • Divididos por quatro: Quadril, cintura e busto (o busto também pode ser dividido por oito para poder localizar a pence)
  • Dividido por dois: Costas (para aumentar) e comprimento do corpo
  • Dividido por seis: costas para aumentar a largura do decote

#Observação: O comprimento total continua sem divisão

O valor desse resultado deverá ser colocado em positivo se queremos aumentar ou em negativo se queremos diminuir.

Após todos os passos realizados, é necessário que eles também sejam adicionados na tabela, nos dando algo em torno do que é mostrado na imagem abaixo:

Imagem Interna

Com a tabela de referência montada, chegou nosso momento de colocar a mão na massa!

Ou melhor, começar os ajustes no molde.

Sendo assim, é necessário que você pegue um pedaço de papel de tamanho maior do que o molde que sofrerá alterações, posicionando-o de forma que ele fique por cima do papel, e com o centro das costas em uma das terminações laterais do papel, mais precisamente abaixo à esquerda, e fixe os dois com alfinetes ou fita adesiva.

Se posicione de maneira mais afastada deles e analise o molde identificando onde serão direcionadas as alterações.

Suponhamos que você queria começar pela largura, a diferença entre o busto do molde original e o busto do nosso novo molde, no exemplo da tabela que nós utilizamos, foi de 12 cm, e como a medida de busto deve ser dividida em quatro, dividimos essa diferença encontrada também por quatro chegando a um valor de 3 cm. Dessa forma, esses 3 cm positivos serão adicionados sobre a linha do busto a partir da lateral do molde.

Dando seguimento, o próximo passo é você aumentar a linha do busto tomando como base a lateral do vestido, assim como mostrado na imagem abaixo.

Imagem Interna
Feito isso, faça a medição da medida obtida (que no caso de exemplo são 3 cm) e marque um traço nessa região.

O mesmo acontece na cintura, e se você realizou os cálculos direitinho, ao invés de 3 que foi no busto, nosso valor para fazer marcação é o 2, assim como mostra na imagem a seguir:

Imagem Interna
O procedimento de aplicação em todas aquelas regiões listadas, e com o quadril não é diferente. No caso do quadril, a alteração é bem singela (0,5 cm), e por mais que pareça ser pouco, faz toda a diferença. E em caso de ajuste negativo, ou seja, para apertar, a marcação deve ser feita com a direção posicionada para o centro do molde. 

O deslocamento da pence também é realizado, e para isso ser feito é necessário dividir a diferença do busto por 8 para que consigamos localizar o ápice do busto. Agora você deve transferir inteiramente a pence para a lateral e desenhar o novo contorno, feito isso agora vamos passar a carretilha sobre a pence com o objetivo de que o decalque seja feito no papel de baixo.

A largura das costas sofrerá alteração em dois pontos: na ponta do ombro e na metade da altura da cava. Para isso é só dividir a diferença que obtivemos nas costas por 2, que nos dá um valor de 0,5 cm e fazer a marcação da mesma forma que fizemos anteriormente.

Agora preciso da sua atenção!

O comprimento do corpo é a parte onde mais devemos ter cuidado. Seguindo o nosso exemplo, a medida no comprimento do corpo do molde inicial é 41 cm, e nosso objetivo é que ela se torne 46 cm, obtemos aqui a diferença de 5 cm e dividindo por dois chegamos a um valor de 2,5 cm com diferença para cima e para baixo.

Essa diferença será aplicada na parte superior do centro do decote e nas duas extremidades do ombro, sendo que a linha da cintura do molde deverá aumentar em 2,5 cm também.

Agora vamos aplicar a diferença das costas divididas por 6 para conseguir alterar a largura do decote. Sobre a nova altura, a alteração segue sendo feita com a exterminada interna e externa do ombro.

E para alterar, por fim, o comprimento total, seguimos os seguintes critérios:

  1. O comprimento total do molde é diminuído pela medida que almejamos;
  2. O comprimento do corpo do molde é diminuído pela medida que almejamos;
  3. Posteriormente, o resultado do 1. é diminuído pelo o que foi encontrado em 2., e dessa forma chegamos à medida que devemos adicionar ou subtrair no comprimento do vestido.
E assim chegamos ao momento final e mais satisfatório: ligar todos os pontos traçados e formar o novo molde!

Entendeu como ajustar a modelagem de algumas peças? Então vamos a caminho do próximo capítulo!



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Corte e Costura

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados