Aplicação Prática dos Princípios da Qualidade

A aplicação desses oito princípios da qualidade pode ser vista em uma variedade de setores e contextos. Aqui estão alguns exemplos de como eles são implementados:

• Indústria Automobilística: Empresas automobilísticas aplicam esses princípios para garantir a segurança e a qualidade de seus veículos, envolvendo os funcionários na identificação de melhorias e tomando decisões com base em evidências de testes e análises.
  • Setor de Saúde: Hospitais e clínicas focam no paciente, melhorando a eficiência dos processos, envolvendo profissionais de saúde na tomada de decisões baseada em evidências e gerenciando relacionamentos com pacientes e familiares para garantir o sucesso sustentado na prestação de cuidados de saúde.
  • Tecnologia da Informação: Empresas de TI aplicam a abordagem de processo para gerenciar o desenvolvimento de software, promovem a melhoria contínua por meio de métodos ágeis e tomam decisões com base em evidências para melhorar a qualidade e a segurança dos sistemas.
  • Setor de Alimentos: Na indústria alimentícia, o foco no cliente é crucial para atender aos padrões de segurança alimentar. A abordagem de processo é usada para garantir a rastreabilidade e a qualidade, enquanto a tomada de decisão baseada em evidências é fundamental para a seleção de ingredientes seguros.
  • Setor Público: Governos aplicam esses princípios para melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos, envolvendo a comunidade na tomada de decisões e gerenciando relacionamentos com partes interessadas para promover o sucesso a longo prazo.

Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Qualidade