BATATA FRITA PERFEITA

Que batata frita é uma paixão mundial todos já sabemos! Mas você sabe fazer uma batata frita impecavelmente perfeita!?

1) Escolha as batatas perfeitas

Prefira optar pela batata asterix (a batata rosada), pois ela tem uma porcentagem bem menor de amido, o que a torna perfeita para frituras por ficar mais sequinha do que a batata inglesa tradicional. Além de escolher essa batata, escolha também batatas que tenham aproximadamente o mesmo tamanho.

2) Saiba como cortar a sua batata

Descasque as batatas ou se preferir e não se importar, corte-as com a própria casca (lavando e esfregando-as muito bem!). Corte o topo e a base da batata sem a desperdiçar tanto! Vire a batata de lado e com uma faca bem afiada faça lascas de aproximadamente 2 centímetros. Cada batata rende de 4 a 5 fatias. Após isso corte as fatias em palitos, quanto mais fina, mais crocante. Tente fazer um corte uniforme para todas as tirinhas, de para que possam fritar igualmente quando mergulhadas no óleo. Se o objetivo for batatas palito, o ideal é cortá-las com 15 centímetros de comprimento. Os pedacinhos menores podem passar do ponto, por isso é indicado fritá-las separadamente.

3) Pré cozinhe as suas batatas antes de fritar

As batatas possuem muita água, tornando o desafio da crocância ainda mais difícil, mas quando cozidas boa parte da água evapora. Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento. Não deixe a sua batata cozinhar demais! Faça o teste penetrando um garfo nela, o garfo não deve ser penetrado com muita facilidade, deixe a sua batata aldente.

4) Seque e gele

Batatas com muita água atrapalham a crocância. Então chegou a hora de secá-las bem antes de colocar no óleo, papel toalha te ajuda nessa. Para os perfeccionistas rolar enxugar uma a uma. Após isso, leve-a ao congelador por 10 minutos! Isso contribuirá com uma crocância especial na sua batata.

5) Frite as batatas

É a hora do primeiro banho de óleo. Coloque as batatas no óleo extremamente quente. Retire-as assim que observar a primeira batatinha corada do grupo. Elas não devem fritar completamente! Esse é o ponto em que você pode congelar as batatas se quiser. Fazendo essa pré fritura, as batatas ficam uma delícia, mesmo depois de congeladas.

6) Frite novamente

Esse é o grande segredo. Fritar as batatas uma segunda vez garante uma crocância muito maior, o que as deixa deliciosas. Depois da primeira fritura, deixe-as descansar por um tempo, escorrendo. Após o descanso, de aproximadamente 10 minutos,  coloque as batatas de volta no óleo bem quente e frite até ficarem coradinhas. Escorra bem e tempere com sal. Agora sim, as suas batatas estão perfeitas e iguais aos do Fast Food.

Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica