Área do Aluno


ou



Brigadeiros e Trufas

O brigadeiro é um doce legitimamente brasileiro! Foi concebido na década de 40, o doce surgiu no intuito de auxiliar na campanha do candidato a presidente Brigadeiro Eduardo Gomes (o título do exército “Brigadeiro” é dado ao primeiro de oficial general de uma brigada). Durante a campanha eleitoral surgiu a propaganda “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Assim, no intuito de arrecadar fundos para a sua campanha, as mulheres apoiadoras do candidato Brigadeiro, realizaram um doce feito à base de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate.

Esse doce era distribuído nos comícios e nas ruas, para conseguir votos. Durante as festas de campanha se popularizou o famoso “docinho do Brigadeiro”, assim, o doce ganhou fama e encurtou o nome apenas para brigadeiro.

De toda forma, Eduardo Gomes perdeu a eleição, entretanto o brigadeiro permaneceu na história, e se espalhou para o restante do Brasil. Assim, o brigadeiro foi se adaptando e modificando, com o surgimento do chocolate granulado, passou a ser enrolado e enfeitado.

A receita tradicional que conhecemos hoje leva apenas leite condensado, manteiga e chocolate em pó, entretanto diversas variações surgem a cada dia, como os famosos brigadeiros gourmet. Para celebrar sua criação é comemorado o Dia do Brigadeiro no dia 10 de setembro!

O brigadeiro é também conhecido fora do Brasil como “trufa brasileira”.

As trufas são doces com uma mistura de ganache coberta por chocolate derretido. Elas foram criadas na Áustria provavelmente por um acidente. Dois chefes são tidos como autores da trufa, Louis Dufour e Auguste Escoffier.

Para ser trufa é necessário ter o chocolate derretido com creme de leite (ganache), coberto por chocolate derretido até endurecer. Caso possua outro tipo de recheio, que não a ganache, ela pode deixar de ser considerada uma trufa e ser chamada de bombom.

Seu nome deriva da semelhança com o fungo trufa negra, muito utilizado na alta gastronomia por seu aroma característico e sabor intenso.

Atualmente diversos tipos de recheios têm sido feitos para as trufas como a base de frutas, chocolate branco, geleia e outros. O importante é ter o seu recheio cremoso e casca crocante.

Após esclarecidas as diferenças entre trufas e brigadeiro, conheça agora alguns tipos e como fazer esses confeitos prediletos dos brasileiros.



Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados