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Gerente de projetos - Características

Veja agora as habilidades Humanas ou Soft Skills necessárias para um Gerente de Projetos de sucesso:

  • Liderança: O gerente de projeto deve ser um líder em vez de um gerente típico. Ele deve ser um solucionador de problemas para sua equipe e fazer com que sua equipe sinta que precisa trabalhar para ele e torná-lo bem-sucedido.
  • Influenciar: Um gerente de projeto não deve apenas influenciar sua equipe, mas deve ser capaz de influenciar os proprietários do projeto ou a alta administração. Isso pode ajudá-lo a obter os recursos necessários e suporte para o projeto em tempo hábil.
  • Tomada de decisão: É uma das habilidades mais importantes que se espera de um gerente. Mas torna-se uma habilidade crucial para um gerente de projeto. Isso ocorre porque as equipes e os tomadores de decisão de apoio adequados geralmente não estão disponíveis durante a implementação do projeto e ele mesmo precisa tomar várias decisões. Um gerente funcional é sempre auxiliado por outros gerentes funcionais ou especialistas, mas um gerente de projeto pode não ser capaz de obter mãos tão hábeis para seu apoio no processo de tomada de decisão.
  • Prontidão e rapidez: O gerente de projeto deve responder aos problemas e tomar decisões rápidas. Ele deve estar bem ciente sobre o ambiente, pois afeta o progresso e a eficácia do projeto.
  • Comunicador: O gerente de projeto tem que lidar com muitas categorias de pessoas. Inclui os proprietários do projeto, as equipes subordinadas, os subcontratados e os fornecedores. Ele precisa de habilidades de multicomunicação para lidar com todos eles simultaneamente. Ele deve estabelecer canais adequados de comunicação e frequência de comunicação com várias agências.
  • Habilidade de negociação: Um projeto compreende a compra de vários equipamentos e a contratação de muitos empreiteiros e subempreiteiros. Um gerente de projeto deve possuir boas habilidades de negociação para lidar com todos eles.
  • Treinamento: A equipe do projeto pode ou não possuir funcionários experientes, o gerente do projeto deve desempenhar o papel de um treinador para os membros de sua equipe. Isso também o ajuda a se tornar um líder de coração para os membros da equipe do projeto.
  • Habilidades de gerenciamento de tempo: O cronograma é um importante parâmetro de sucesso de qualquer projeto. A gestão do tempo torna-se uma atividade crucial na gestão de projetos. O gerente de projeto deve possuir habilidades para gerenciar o tempo.
  • Flexibilidade e versatilidade: O gerenciamento de projetos não pode ser concluído com estruturas rígidas e aderindo religiosamente aos princípios. Um gerente de projeto deve ter qualidade de versatilidade e flexibilidade dependendo da situação.
  • Habilidades de apresentação: O primeiro trabalho de um gerente de projeto é fazer com que o projeto seja avaliado e financiado pelo gerente de projeto. Ele deve ter habilidades para apresentar o projeto para ser avaliado pelos proprietários do projeto e agências de financiamento.
  • Desenvoltura e criatividade: Um projeto precisa de vários recursos durante sua implementação. O projeto pode ser planejado com perfeição, mas ainda há chances de incertezas inevitáveis. O gerente de projeto precisa aplicar sua criatividade para resolver o problema de recursos inadequados ou ser engenhoso para gerenciar a lacuna entre o planejamento e a execução.
  • Líder de torcida: O gerente de projeto não deve ser avarento em aplaudir ou apreciar o sucesso dos membros de sua equipe e mantê-los alegres e se sentir recompensados ​​pelo menor dos sucessos.
  • Habilidades financeiras: O custo é um critério importante de sucesso de qualquer projeto. O conhecimento básico de Finanças e transações financeiras é uma habilidade essencial exigida em qualquer gerente de projeto.
  • Habilidades de gerenciamento de riscos: O gerenciamento de projetos é cheio de riscos e incertezas. A incerteza sempre leva a custos enormes. O gerente de projeto deve possuir habilidade para antecipar o próximo desvio e incerteza, uma vez que um problema diagnosticado está parcialmente curado. Qualquer desvio diagnosticado em relação a qualquer objetivo do projeto, como tempo, custo ou escopo, pode levar a ações corretivas e manter o projeto protegido contra riscos ou, pelo menos, minimizar seu impacto no projeto. Ele também deve ter capacidade de planejamento rápido, pois situações de combate a incêndio podem surgir devido a imprevistos no ambiente.
  • Generalista: O gerente de projeto deve ser um generalista com conhecimento de várias áreas ao invés de especializado em um setor específico. Os tecnocratas de nível muito alto podem não ser muito bons em gerenciamento de projetos, pois podem ser especializados em seus campos, mas podem não ter conhecimento sobre vários outros campos.

Desafios para os gerentes de projeto

O gerente de projetos embora esteja no ápice da organização do projeto, ele deve manter boas contas e deve entender suas falhas e erros. Ele deve estar disposto a aprender com os erros, pois aprender com erros menores evita grandes erros e leva ao sucesso a longo prazo.

O gerente de projeto tem o apoio de especialistas técnicos, mas ele também deve ter habilidades técnicas até certo ponto para poder resolver problemas na implementação do projeto. Ele deve ser capaz de, pelo menos, seguir o conselho de seus gerentes de equipe técnica.

Os gerentes, especialmente os gerentes de projeto, sempre enfrentam grandes desafios oferecidos por várias pessoas, incluindo todos os stakeholders, devido à mudança. As seguintes medidas devem ser tomadas para reduzir os efeitos negativos da mudança:

  • Comunicação proativa: As pessoas ou partes interessadas que seriam afetadas pelo projeto devem ser informadas e levadas em sigilo. Deve ser veiculado de tal forma que o resultado do projeto se torne o desejo dos stakeholders e eles começam a buscar a mudança. Eles devem estar bem informados sobre os benefícios da mudança que são introduzidas. Em vez de declarar o projeto, deve-se construir um ambiente onde as partes interessadas solicitem a implementação do projeto.
  • Incentivar a gestão de nível médio: Os gerentes de nível médio podem desempenhar um papel importante na redução da resistência à mudança. Eles estão em associação direta e em contato regular com outros dois níveis de gestão. Devem ser comunicados os resultados dos projetos e pedir-lhes apoio.
  • Evite o excesso de comunicação: Às vezes, o excesso de comunicação também leva ao aumento da resistência à mudança.
  • Tornar o processo de mudança gradual: O processo de mudança deve ser gradual e desacelerado para reduzir os efeitos negativos. Deixe-o ser absorvido pelas pessoas interessadas. É sempre difícil digerir um alimento diferente cedo, então que seja um processo lento. Deve-se entender que a percepção é uma das principais causas de resistência. Que a mudança seja conduzida em um clima mais harmonioso onde a percepção ou expectativa das partes interessadas seja positiva em relação aos resultados do projeto.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Projetos

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