Achocolatado
O achocolatado é o produto que possui o menor teor de cacau (em torno de 20% a 30%), a maior concentração de açúcar (cerca de 70%), de conservantes e aromatizantes entre os três chocolates.
Devido a essa característica, geralmente não é recomendado utilizar o achocolatado no brigadeiro gourmet, visto que o doce não assumirá o sabor característico do chocolate por conta da pobreza de cacau no produto e da alta quantidade de açúcar, que pode acabar desequilibrando a receita.
No entanto, caso você esteja em casa e queira comer um brigadeiro de panela e só tenha o achocolatado disponível, é possível utilizá-lo. Mas se o seu objetivo é comercializar os brigadeiros, é melhor evitar empregar o achocolatado na receita para não comprometer as suas vendas.
Chocolate em pó
A quantidade de cacau no chocolate em pó é mais alta em comparação ao achocolatado, variando entre 30 a 50%, mas a concentração do cacau depende do fabricante do chocolate, além de conter açúcar e alguns aromatizantes.
O ideal é avaliar os rótulos dos produtos e escolher o chocolate em pó que tenha a maior quantidade de cacau possível entre as suas opções, para que o seu brigadeiro gourmet adquira um sabor mais acentuado de chocolate.
Porém, se a intenção for fazer um brigadeiro gourmet de chocolate ao leite, opte pelo produto que tem em torno de 33% de cacau. Mas se o intuito for um brigadeiro meio amargo, escolha o chocolate que contém 50% de cacau.
Cacau em pó
Este é o item que é composto totalmente por cacau, tem uma textura mais fina e sem a adição de açúcares ou outros componentes. O cacau em pó é comumente utilizado em receitas onde desejamos ter um sabor mais forte de chocolate, e isso inclui os brigadeiros gourmet.
Existem diferentes tipos de cacau em pó, o natural, alcalino e black:
- Cacau em pó natural: é o mais fácil de encontrar, possui um aspecto mais claro em comparação aos outros e tem um sabor amargo, intenso e ácido;
- Cacau em pó alcalino: este é mais básico por passar por um processo químico que reduz a acidez, apresenta um tom mais escuro e um sabor mais suave quando comparado ao cacau em pó natural;
- Cacau em pó black: passa por um processo que o torna menos ácido que os demais, fornece uma melhor produção de chocolates, é mais escuro, mas o sabor não é alterado quando comparado ao cacau em pó alcalino.
Melhor chocolate para fazer brigadeiros gourmet
Embora saibamos que é possível utilizar os três tipos de chocolate para fazer brigadeiros gourmet, o chocolate e o cacau em pó saem disparados na frente do achocolatado.
Bons resultados são garantidos tanto ao utilizar chocolate em pó, quanto o cacau em pó, mas o que vai determinar onde empregar um ou o outro será a receita que você irá executar.
Se a receita do seu brigadeiro gourmet é de um doce com sabor mais marcante, como o chocolate amargo, dê preferência ao cacau em pó. Mas se o objetivo é fazer um brigadeiro gourmet de chocolate ao leite ou meio amargo, escolha o chocolate em pó!
Caso não esteja na receita e você não tenha certeza de qual utilizar, a dica é testar um de cada vez no brigadeiro ou até mesmo misturá-los, resultando em sabores mais autênticos.
Teste primeiro com o chocolate em pó, depois apenas com o cacau em pó, e por último faça uma receita misturando os dois, com metade da quantidade de cada ingrediente e avalie qual das opções atribuiu o melhor gosto ao brigadeiro gourmet e se está em conformidade com o sabor do brigadeiro proposto!
Por fim, independentemente do tipo de chocolate utilizado, nunca se esqueça de peneirá-lo antes de acrescentar na panela junto aos outros ingredientes, para diminuir a formação de grumos na massa do brigadeiro.