Cores e suas combinações

Você conhece o círculo cromático? Esse círculo mostra as principais cores existentes de forma rápida e prática.

Dessa forma, fica muito mais fácil conferir o que são cores complementares e cores análogas. Auxiliando no processo de identificação de outras cores que facilitam na valorização do rosto, disfarçando as imperfeições, sinais de cansaço e marcas do envelhecimento.

• Cores análogas

As cores análogas são aquelas localizadas lateralmente a uma cor, ou seja, são aquelas com semelhanças de tons, como por exemplo o vermelho e o rosa.

Dessa forma, com base no objetivo, coloração pessoal, estilo pessoal e silhueta, você pode montar diversos looks pensando em peças que possuam cores análogas, para as mais diversas ocasiões.

Os looks monocromáticos usam e abusam das cores análogas, criando visuais únicos, fluidos que ajudam a alongar silhuetas e trazem mais personalidade para o indivíduo.

A vantagem das cores análogas é poder brincar bastante com as peças, podendo criar diversos looks diferentes, com tons semelhantes. No geral recomenda-se o uso de no máximo 3 cores análogas em um look, entretanto há algumas exceções.

• Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão opostas umas às outras no círculo cromático. Elas não possuem semelhanças nos tons, sendo opostas, como por exemplo o amarelo e o azul.

Essas cores são bastante utilizadas para fazer looks que desejam destacar uma determinada região.

Não é porque as cores são opostas que elas não possam ser utilizadas juntas. Na realidade, quando bem utilizadas elas vão se complementar, criando visuais únicos, contrastantes e profissionais.

No mundo da moda você pode brincar com essas combinações de cores para criar muitos visuais. Lembre-se de sempre respeitar as cores que fazem parte de sua paleta, para não desvalorizar suas características naturais.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll