Comitê Interministerial de Governança (CIG)

O Comitê Interministerial de Governança (CIG) é o órgão responsável por assessorar o Presidente da República na condução da política de governança pública. Sua composição inclui membros de ministérios chave, como a Casa Civil e o Ministério da Economia. Suas funções incluem:

• Propor medidas e práticas organizacionais para implementar a política de governança;
  • Monitorar a aplicação das melhores práticas de governança no âmbito da administração pública federal;
  • Aprovar manuais e guias que orientem os órgãos e entidades federais na implementação da governança.

Ética e Transparência na Administração Pública

A ética é um conceito essencial em qualquer organização, mas no setor público, ela adquire uma relevância ainda maior devido à responsabilidade que os servidores públicos têm para com a sociedade.

Definição de Ética e Moral

Imagem: yuriz de Getty Images

A ética, derivada do grego "ethos", refere-se ao "modo de ser" ou caráter, enquanto a moral, do latim "mos", diz respeito ao comportamento. A ética pode ser definida como a disciplina filosófica que se ocupa da reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. Assim, enquanto a ética é universal, a moral é cultural e varia de sociedade para sociedade.

Valores e Virtudes

Os valores são padrões de conduta mantidos por um indivíduo ou grupo, influenciados pela cultura. Já as virtudes são a capacidade de optar pelo que é considerado correto e justo, com base nos valores. Elas podem ser classificadas em:

Virtudes Intelectuais: Relacionadas ao aprendizado e à educação.
Virtudes Morais: Adquiridas pela prática e hábito ao longo da vida.

Este artigo pertence ao Curso de Administração Pública