Como Avaliar e Classificar Cargos
Certamente você já ouviu ou já proferiu reclamações sobre salários com grandes diferenças por conta “apenas” do cargo. Muitas organizações pagam muito mais a um ou um pouco menos a outro por conta da função exercida.
Esse debate sempre vai existir porque o salário continuará sendo algo polêmico para a sociedade. Mas não é o falatório que define os valores e sim a avaliação e classificação dos cargos. Essas não são tarefas nada fáceis e exigem a reunião de um comitê responsável, competente e equilibrado para mergulhar em diversas análises sobre cada posição, escala, pontuação e fatores de avaliação.
A classificação de cargos faz uma comparação de cunho relativo. Ou seja, a diferenciação do valor de fatores estabelecidos posiciona os cargos em colocações hierárquicas. Isso também serve para a estruturação de salários.
Em outros termos, a classificação consiste em levantar as informações relevantes dos cargos de uma empresa. Com os dados gerais levantados, haverá melhores condições para análise e classificação e, consequentemente, parâmetros para a remuneração.
Entre esses dados podemos citar:
- Responsabilidades;
- Experiência profissional;
- Habilidades;
- Funções;
- Condições gerais;
- Conhecimentos básicos necessários (instrução formal);
- Valores básicos;
- Valores máximos.
Já a avaliação de cargos é comumente utilizada para valorar os salários dos vários tipos de cargos e faz parte do Plano de Cargos e Salários. A definição de critérios torna possível a comparação entre as funções de cada cargo e o salário referente.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários
Faça o Curso completo grátis!!