Nos dias de hoje e na Era da internet, a visibilidade é crucial para o sucesso de uma empresa. Não é segredo que o sucesso não depende apenas da qualidade de um produto ou serviço, mas também da capacidade de atingir seu público-alvo com a campanha de marketing certa.
Portanto, uma campanha criativa fora da caixa requer planejamento e preparação minuciosos. E se você conseguir marcar todas as caixas certas, os resultados levarão seu negócio ao próximo nível. Mas quais são os passos importantes para a criação de uma campanha de marketing bem-sucedida?
Agora vamos mostrar como planejar, estruturar e impulsionar uma campanha de marketing de sucesso para sua marca e produtos.
O que é uma campanha de marketing?
Uma campanha de marketing é um curso de ação organizado que promove um objetivo específico da empresa, como a conscientização para a marca ou a venda de um produto ou serviço.
Como nosso guia de operações de marketing revela, o marketing tornou-se uma descrição de trabalho muito rica e exigente. Muitas vezes, os gerentes de marketing são responsáveis por várias campanhas de marketing ao mesmo tempo.
Como uma campanha de marketing depende muito da contribuição criativa, o conteúdo e a garantia de marketing variam não apenas entre os setores, mas também entre empresas do mesmo setor.
As campanhas de marketing podem ser categorizadas de acordo com a saída de distribuição que está sendo utilizadas:
- Campanhas de marketing digital geralmente envolvem publicidade digital através de mecanismos de busca ou mídias sociais.
- Campanhas de rádio e televisão envolvem publicidade através de meios de comunicação tradicionais.
- Campanhas de correio direto geralmente são empregadas para aumentar as vendas.
- As campanhas de indicação de clientes permitem que seus clientes espalhem a palavra para você.
- Campanhas de anúncios impressos usam meios de marketing tradicionais, como revistas, jornais, folhetos e panfletos.
Além disso, as campanhas de marketing podem ser categorizadas de acordo com a meta da campanha. Uma campanha típica envolve vários pontos de distribuição, a fim de maximizar o objetivo especificado.
Quais são os objetivos de uma campanha de marketing?
Quando se pensa no objetivo de uma campanha de marketing, a maioria das pessoas provavelmente citaria o aumento das vendas. Embora esse objetivo seja o mais comum, o marketing pode servir a uma série de propósitos diferentes.
A seguir, fornecemos os objetivos mais comuns de campanhas de marketing:
Lembre-se, se sua empresa está planejando lançar um novo produto ou um produto atual para expandir sua base de clientes, um aumento nas vendas é o objetivo mais comum de qualquer campanha. Dependendo do seu orçamento e do grupo-alvo, uma campanha de vendas geralmente envolve vários meios de distribuição, como mídias sociais, anúncios digitais, TV e mídia impressa.
Mesmo que você pense que seu produto ou serviço fala por si só, uma empresa precisa ser confiável e ter uma boa reputação, a fim de ser escolhida pelos clientes. Por exemplo, a Red Bull está patrocinando vários eventos esportivos e musicais, o que coloca a marca em destaque.
Maior participação de mercado
À primeira vista, esse objetivo soa semelhante ao aumento das vendas. No entanto, uma maior participação de mercado significa que o mercado como um todo prefere seu produto ou serviço em relação ao do seu concorrente. Embora o objetivo de aumentar as vendas possa incluir alcançar mercados inexplorados, o objetivo de uma maior participação de mercado geralmente envolve convencer os clientes de seus concorrentes a mudar para o seu produto ou serviço.
O retorno do investimento mede o quão bem uma campanha de marketing está valendo a pena. O aumento das vendas é inútil se o orçamento da sua campanha exceder os lucros. Especialmente no marketing digital, existem maneiras claras de medir o ROI, como custos por clique.
Uma campanha de marketing pode resolver outros propósitos, que não estão relacionados com seus clientes ou produtos. Por exemplo, campanhas digitais no LinkedIn ajudam a atrair funcionários talentosos.