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Como Medir a Eficácia da sua Campanha de Marketing

Parabéns! Os primeiros marcos estão definidos! Mas como você determina se a campanha foi bem-sucedida?

Você precisará da ajuda de KPIs, que foram determinados ao lado das metas estabelecidas. Tenha em mente que seus KPIs precisam ser estabelecidos antes do lançamento da campanha, e eles devem ser rastreados durante toda a campanha.

Para ter uma ideia para analisar seus resultados, você pode dar uma olhada na nossa amostra de relatório de marketing para mídias sociais e projetos relacionados ao SEO.

Antes da campanha: Defina os KPIs certos

Como já mencionado, um dos passos mais importantes de todo o processo de marketing é estabelecer metas SMART e definir KPIs que ajudam a avaliar o sucesso da campanha.

Os KPIs mais comuns de uma campanha de marketing incluem:

  • Receita de vendas
  • Custo por lead (CPL)
  • Custo por mil impressões (CPM)
  • Tráfego para a página web/ blog/ landing page
  • Taxa de conversão (CVR)
  • Mídias sociais: postar alcance/ curtidas/ cliques/ comentários/ compartilhamentos
  • Impressões/ alcance/interações

Se o seu objetivo é aumentar as vendas, você pode dar uma olhada nos números de vendas durante o período específico em que sua campanha está sendo realizada. Se o seu objetivo é aumentar a conscientização da marca, você deve levar em conta KPIs como 'número de visualizações' ou 'número de interações', a fim de medir o sucesso de sua campanha.

É importante que seu KPI se relacione diretamente com sua campanha. Se o seu comercial de TV deve aumentar as vendas, um segundo comercial de rádio durante o mesmo período de tempo dificulta a distinção de quais desses comerciais são adicionados ao resultado final.

Durante a campanha: Acompanhe seus KPIs

Alguns gerentes de marketing cometem o erro de estabelecer os KPIs antes da campanha e analisá-los depois — sem olhar para o que está acontecendo durante a campanha real. Dar uma olhada nos KPIs durante a campanha pode ajudar a determinar se você está no caminho certo, e permite que você faça ajustes ad-hoc, se necessário.

Portanto, dependendo da duração de sua campanha, você deve analisar seu progresso em pontos pré-determinados no tempo enquanto sua campanha ainda está em execução.

Você pode usar inúmeras ferramentas, como parâmetros UTM para o Google Analytics. Se você criar um anúncio digital que se refere ao seu site com uma URL contendo parâmetros UTM, essas informações são enviadas de volta ao Google Analytics para fins de rastreamento.

Além disso, ferramentas de negócios para canais de mídia social ajudam você a obter informações sobre o sucesso de sua campanha em relação ao número de visualizações e compartilhamentos (juntamente com informações demográficas sobre sua audiência).

Por exemplo, o Google oferece um guia para aprender a vincular o Google Analytics aos anúncios do Google.

Mesmo para anúncios de TV, você pode verificar o aumento nas vendas durante o tempo em que seu anúncio está sendo executado.

Após a campanha: Analise e avalie seus KPIs

Uma vez que sua campanha esteja terminada, você precisa avaliar a campanha como um todo. O que foi bem-sucedido? O que deu errado? E o que aprendeu para futuras campanhas?

Se seu objetivo é "aumentar as vendas", você precisa determinar quanto suas vendas aumentaram durante sua campanha. Se você executou um comercial de TV, você pode usar o aumento percentual da campanha anterior como referência.

Caso seu objetivo seja a 'consciência da marca' e seu KPI seja impressões e novos seguidores do seu canal de mídia social, você pode descobrir o quanto suas impressões postais aumentaram e quantos novos seguidores sua conta ganhou durante sua campanha de marketing. Mas leve em conta que alguns dos novos seguidores podem vir através do crescimento orgânico.

Tenha em mente que seus KPIs precisam estar de acordo com seu orçamento. Portanto, o ROI na forma de custos por clique ou custos de aquisição de clientes são formas igualmente cruciais para determinar o sucesso de sua campanha.



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