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COMPORTAMENTO ASSERTIVO
O relacionamento interpessoal faz parte de todas as áreas da vida e cada pessoa tem uma forma diferente de se comportar e se relacionar. A psicologia considera que existem quatro principais estilos de comportamento: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo:
passivo: o indivíduo aceita o que é dito ou acontece à sua volta, mesmo que no fundo não concorde. Normalmente, é tímido, evita envolvimentos, não pergunta o porquê das coisas, tem medo de dizer não, de reclamar e frequentemente tem falta de confiança.
agressivo: baseado em ganhar, fazendo o que é do seu próprio interesse, sem considerar os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas.
passivo/agressivo: são ocasiões em que se tem algo a dizer, porém nem sempre é dito. Por vezes, não tem coragem para expressar o que pensa, mas reclama “nos bastidores”.
assertivo: é baseado no equilíbrio, requerendo ser direto sobre seus desejos e necessidades, ainda considerando os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando alguém é assertivo, está seguro de si mesmo e extrai o poder disso para entender com firmeza, justiça e empatia.
O comportamento assertivo é considerado o ideal entre esses quatro estilos, por não ter dificuldades para assumir valores, posicionando-se de maneira firme e educada, sem desrespeitar os valores dos outros. O assertivo se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos.
O desenvolvimento do comportamento assertivo requer a estrutura da inteligência emocional, sem deixar que as emoções dominem a vida do indivíduo, especialmente em momentos de pressão. Uma pessoa é assertiva quando analisa o seu redor antes de falar, não ofende nem omite, parabeniza o correto e pontua o que está errado.
Também usa a franqueza de forma educada, sem apontar o dedo quanto ao erro, assim como assume quando está errado. Ademais, parabeniza algo que esteja sendo feito da maneira correta e, quando faz parte dos acertos, partilha os feitos entre aqueles que contribuíram, de maneira justa. E como ser assertivo? Veja as dicas abaixo!
não grite, pois isso tira sua autoridade e passa a imagem de desequilíbrio
não use sarcasmo porque é uma atitude irritante e desonesta
garanta o feedback em duas vias, preferindo fazê-lo no momento certo, sem deixar para depois
use a franqueza e não carregue mágoas, levando o feedback para o lado pessoal
evite expor a pessoa que errou
assuma não saber de tudo
respeite as diferentes gerações das pessoas com quem trabalha
aprenda a dizer não, reconhecendo seus próprios limites
reconheça que não pode controlar o comportamento dos outros
procure se expressar de maneira positiva, mesmo diante de uma situação difícil
expresse aquilo de que precisa e estabeleça metas para alcançar
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
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5.0
12.743 AvaliaçõesAchei tudo muito bom
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Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.
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