COMUNICAÇÃO HUMANA
A comunicação é um mecanismo importante para a transmissão de valores, idéias e sentimentos.Porém, a arte de se comunicar bem é composta por diversas competências que, em muitos casos, precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas.A boa comunicação é composta por elementos que formam um conjunto de ações que levam a uma interpretação.
A boa notícia é que o coaching fornece subsídios valiosos para aprimorar a capacidade de se comunicar. Aliando técnicas científicas para identificar competências, estabelecer planejamentos e inspirar pessoas a atingirem seus objetivos, o coach estimula a perceber o que pode e deve melhorar para conseguir se comunicar de maneira bastante hábil.
O coaching desenvolve as competências referentes à capacidade de transmitir e compreender mensagens, fundamentais para o desenvolvimento da comunicação. Para isso, é preciso um repertório de habilidades, atitudes e comportamentos composto por:
Domínio da linguagem verbal e habilidade de falar de forma clara e concisa;
Consciência e controle da linguagem não verbal;
Escuta ativa e observação com atenção;
Convencimento e empatia;
Estímulo do ouvinte em compreender e dar a resposta desejada;
Receptação e processamento da mensagem de modo a fornecer a outra pessoa uma resposta adequada.
As competências básicas do coach em termos de comunicação efetiva incluem escutar ativamente, desafiar, sintonizar e utilizar o reforço empático. Diante disso, o coaching oferece inúmeros benefícios para quem deseja potencializar competências relacionadas à comunicação efetiva, desenvolvendo habilidades cruciais para bons resultados.
O coaching de comunicação é um Processo de Desenvolvimento Individual com foco no desenvolvimento da Competência Comunicação. O coach apoiará o cliente e orientará a elaboração dos Planos de Ação para alcance das Metas “Estratégica e de Competência” a fim de melhorar a Comunicação, Feedback, Assertividade, e outras questões.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
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