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CONCEITO DE VALOR AGREGADO
Quantas vezes você já se pegou pagando mais por algo em um local enquanto outros prestam o mesmo serviço por um preço menor? Porém, sua opção se deve a diversos fatores, como atendimento, facilidade de acesso, entre outros? Isso acontece porque o cliente se dispõe a pagar para receber experiência diferenciada.
A situação acima descreve exatamente o que queremos dizer com valor agregado.Trata-se da percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível na concorrência.
Em termos práticos, o valor agregado é o atributo de qualidade (não tangível) somado ao bem ou produto (tangível), ou seja, um diferencial que, para o cliente, justifica sua escolha entre demais bens similares que estejam a oferta no mercado. Os processos responsáveis pela agregação de valor são preponderantemente, aqueles de negociação e serviços. Veja:
- Processos de negociação: ocorrem na área de vendas, como atendimento, flexibilidade, posicionamento, garantias e ambiente agradável;
- Processos de distribuição: responsabilidade logística na disponibilização dos bens conforme os quesitos contratados;
- Processos de pós-venda: assistência técnica (instalação, orientações, conserto, reposições) e ouvidoria;
- Processos de produção: os atributos e qualidade dos bens ofertados diferenciam a marca e a imagem da empresa.
Diante do exposto, os processos que agregam valor são aqueles que diferenciam os produtos e serviços da organização perante seus concorrentes sob a ótica do cliente. São valores que fornecem a excelência ao que é disponibilizado pela empresa no atendimento do cliente e que influenciam sua percepção de valor.
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesBoa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Gostei muito do curso
Gostei muito desse curso
Otimo
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Ótimo curso
Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .
Curso muito bom
Gostei muito do curso
Um cargo que exige bastante comprometimento do profissional em prol de atender os clientes da melhor maneira possível para que eles tenham uma boa impressão e queiram voltar outras vezes.
Gostei muito desse curso
Excelente curso
Otimo
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Gostei muito desse curso