O raciocínio é a principal característica que diferencia os seres humanos dos demais animais. O ato de pensar faz com que o homem esteja sempre buscando sanar suas necessidades. No que tange ao planejamento turístico é preciso considerar a complexidade da atividade turística e a gama de variáveis envolvidas.
A busca de resultados positivos e a possibilidade de se alcançar um futuro desejado faz com que o conceito de planejamento seja demasiadamente utilizado na atividade turística, fazendo com que este processo seja amplamente discutido por estes estudiosos da área.
Um planejamento turístico deve movimentar os benefícios sócio-econômicos e minimizar os custos, visando o bem estar da comunidade receptora e a rentabilidade dos empreendimentos do setor. A atividade turística possui, como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva e negativa na estrutura econômica do local e no modo de vida da população residente.. Além de que isso pode significar a conscientização da população para a importância do turismo.
È baseado nisto que, diversos estudiosos vêm se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente. Os incentivos à estimulação da efetiva parceria entre órgão de preservação e turismo são cada dia mais comuns. Isto por que o conceito de sustentabilidade vem tendo uma grande divulgação. De certo, convencer a comunidade da importância da preservação não é tarefa simples. Para isso, os planejadores necessitam mostrar, com exemplos reais, que com a revitalização a cultura é reforçada e que todos são beneficiados.
O envolvimento da comunidade define o rumo do planejamento que, se não conta com apoio desta, está fadado a declinar. Cada tipo de recurso requer uma forma específica de intervenção. Existem áreas como parques naturais, que pedem preservação permanente, e que o turista possui áreas restritas de visitação, para garantir a sobrevivência das espécies. Cada vez mais sabemos que, para garantir a qualidade desta atividade, a solução é colocar em prática alguns dos principais objetivos do planejamento turístico:
- prover os incentivos necessários para estimular a implementação de equipamentos e serviços turísticos, tanto para as empresas públicas como para as privadas
- minimizar a degradação dos locais e recursos sobre os quais o turismo se estrutura e proteger aqueles que são únicos
- capacitar os vários serviços públicos para atividade turística, a fim de que se organizem e correspondam favoravelmente quando solicitados
- garantir a introdução e o cumprimento dos padrões reguladores exigidos da iniciativa privada
- garantir que a imagem da destinação se relacione com a proteção ambiental.
O resultado esperado por parte dos órgãos planejadores do turismo é de que as cidades receptoras consigam a sustentabilidade econômica, preservem a cultura e o meio ambiente e garantam a aprovação por parte da comunidade.
Adotar uma política pública relacionada ao turismo, onde esteja explícito estratégias de fomento, apoio e delegação de responsabilidades é o conjunto básico de vantagens que se pode ter com o planejamento, evitando o desperdício e descontinuidade de atividades por parte das lideranças.
O ato de planejar determina os objetivos a serem atingidos e a maneira como alcançá-los, ordenando ações e estabelecendo prioridade. É a decisão do que fazer, como fazer e quem deverá fazê-lo. É composto por uma sucessão de planos vigentes por determinado período de tempo, dependentes ou não, adaptados continuamente aos cenários interno e externo, assumindo riscos calculados através da previsão de cenários e situações.
Nesse momento são determinados objetivos como o tipo de turismo que se quer promover, qual mercado conquistar e os meios pelos quais eles acontecerão. O aproveitamento da localidade pelo turismo requer um mapeamento com as zonas passíveis de serem utilizadas, estabelecendo-se um número adequado de visitantes por determinado período, garantindo a integridade do ecossistema. Desse modo, a convivência do meio ambiente com o turismo se faz possível e sadia. O desenvolvimento sustentável na prática da atividade turística é uma premissa fundamental.
Os órgãos oficiais de Turismo têm de criar e monitorar um inventário turístico que contenha informações viáveis e pertinentes sobre os atrativos, conservação, manutenção e utilização, localização geográfica, meios de acesso e os sistemas de transporte disponíveis.
E dentre os vários itens presentes neste inventário identificar os pontos chaves de sucesso para o desenvolvimento da atividade. Dessa maneira, os investimentos acontecem de forma adequada, pois, estão voltados nas áreas em que é interessante o fluxo de turistas.
O turismo é prejudicado pela existência de áreas más estruturadas e serviços de má qualidade, por isso deve haver melhorias na infraestrutura das áreas de interesse turístico, pois a falta de estética arquitetônica prejudica a realização da atividade. Por essa razão, a importância de normas sobre o uso do solo, com parâmetros que estabeleçam padrões de construções, orientando as expansões urbanas.
O transporte é outro fator que precisa ser priorizado com projetos e estruturas de apoio, como construção e manutenção de rodoviárias, estações, aeroportos; rodovias, estradas e ferrovias que precisam ser funcionais, ter boa sinalização e possuir manutenção adequada.
Estradas de acesso a lugares turísticos precisam de cuidados específicos, projetos paisagísticos e sinalização clara dos atrativos, além de equipamentos que tragam comodidade, como estacionamento, restaurantes ou lanchonetes, lojas de souvenires.
A melhoria também deve acontecer nos serviços prestados em segurança, sistema de saúde, transporte, serviços gerais (energia elétrica, iluminação pública, abastecimento de água, redes telefônicas), limpeza, manutenção, e os demais serviços vitais a comunidade residente e aos turistas.
A atividade turística está conectada ao bem estar social. Uma sociedade que dispõe de infraestrutura básica e de apoio organizadas de forma eficiente estará mais apta a propagar sua imagem de maneira positiva.
De forma sucinta, a função básica do planejamento é otimizar os recursos urbanos, naturais, artificiais e culturais existentes de acordo com as premissas da sustentabilidade, e incrementar a demanda turística de forma racional nos espaços disponíveis para o exercício da prática de atividades turísticas.