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Conceitos e Convenções Contábeis

Uma convenção contábil é um modus operandi de sistema universalmente aceito de registro e apresentação de informações contábeis às partes interessadas. Eles são seguidos criteriosamente e raramente ignorados.

As convenções contábeis evoluíram através da prática regular e consistente ao longo dos anos para auxiliar o registro invariável nos livros contábeis. As convenções contábeis ajudam na comparação de dados contábeis de diferentes unidades de negócios ou da mesma unidade para diferentes períodos. Estes foram desenvolvidos ao longo dos anos.

1. Convenção de relevância: A convenção de relevância enfatiza o fato de que somente as informações contábeis que sejam pertinentes e úteis para atingir seus objetivos devem ser disponibilizadas pela contabilidade. A relevância dos itens a serem registrados depende disso s natureza e o valor envolvido. Inclui informações, que irão influenciar a decisão do seu cliente. Isso também é conhecido como convenção de materialidade. Por exemplo, as empresas estão interessadas em saber qual foi o custo total da mão de obra. Não está interessado em saber quanto os funcionários gastam nem quanto economizam.

2. Convenção de objetividade: A convenção de objetividade destaca que as informações contábeis devem ser mensuradas e expressas por padrões universalmente aceitáveis. Por exemplo, o estoque de mercadorias não vendido no final do ano deve ser avaliado ao preço de custo ou preço de mercado, o que for menor e não a um preço mais alto, mesmo que seja provável que seja vendido a um preço mais alto no futuro.

3. Convenção de viabilidade: A convenção de viabilidade enfatiza que o tempo, a mão de obra e o custo da análise da informação contábil devem ser comparáveis ​​aos benefícios dela decorrentes. Por exemplo, o custo de 'lubrificar e engraxar' ​​o maquinário é tão pequeno que seu desmembramento por unidade produzida não terá sentido e resultará em desperdício de trabalho e tempo do pessoal da contabilidade.

4. Convenção de consistência: A convenção de consistência significa que os mesmos princípios contábeis devem ser usados ​​para preparar demonstrações financeiras ano a ano. Uma conclusão evocativa pode ser tirada das demonstrações financeiras da mesma empresa quando há similaridade entre elas ao longo de um período. No entanto, isso só é possível quando as políticas e práticas contábeis seguidas pela empresa são uniformes e consistentes ao longo de um período. Se procedimentos e práticas contábeis diferentes forem seguidos para preparar demonstrações financeiras de exercícios contábeis diferentes, o resultado não será análogo. Geralmente, um empresário segue as práticas ou métodos gerais acima mencionados ano após ano. Por exemplo, ao cobrar a depreciação do ativo imobilizado ou avaliar o estoque não vendido, se for utilizado um determinado método, ele deve ser seguido ano após ano, para que as demonstrações financeiras possam ser analisadas e comparadas.

5. Convenção de divulgação completa: A Convenção de divulgação completa estabelece que todos os fatos relevantes e relevantes relativos às demonstrações financeiras devem ser totalmente divulgados. A divulgação completa significa que deve haver divulgação completa, razoável e suficiente das informações contábeis. O Pleno refere-se à apresentação completa e detalhada das informações. Assim, a convenção de divulgação completa sugere que toda demonstração financeira deve divulgar todas as informações pertinentes. Por exemplo, a empresa fornece informações financeiras a todas as partes interessadas, como investidores, credores, credores, acionistas etc. O acionista gostaria de saber a lucratividade da empresa, enquanto os credores gostariam de saber a solvência do negócio. Isso só é possível se a demonstração financeira divulgar todas as informações relevantes de forma completa, justa e sem preconceitos.

6. Convenção do conservadorismo: Este conceito acentua que os lucros nunca devem ser exagerados ou antecipados. No entanto, se o negócio antecipar algum prejuízo no futuro próximo, deve ser provisionado nos livros de contas. Por exemplo, deve-se levar em consideração a criação de provisão para devedores duvidosos, desconto sobre devedores, baixa de ativos intangíveis como ágio, patente e assim por diante. Tradicionalmente, a contabilidade segue a regra 'não antecipar lucro e prever todas as perdas possíveis'. Por exemplo, o estoque final é avaliado a preço de custo ou preço de mercado, o que for menor. O efeito do acima é que, caso o preço de mercado tenha caído, forneça a 'perda prevista', mas se o preço de mercado aumentou, ignore os "lucros previstos”. A convenção do conservadorismo é uma ferramenta valiosa em situações de ambiguidade e escrúpulos

Convenções contábeis

Uma convenção contábil é o modus operandi do sistema universalmente aceito de registro e apresentação de informações contábeis às partes interessadas. As várias convenções contábeis são convenção de relevância, convenção de objetividade, convenção de viabilidade, convenção de consistência, convenção de consistência e convenção de conservadorismo.

O principal objetivo da contabilidade é determinar quanto lucro ou perda uma organização comercial obteve durante qualquer período contábil e determinar sua posição financeira em uma determinada data. A preparação de contas finais ou demonstrações financeiras serve a esse propósito. Após a preparação do Balancete, o próximo nível de trabalho em contabilidade é chamado de nível “Contas Finais”. A preparação das contas finais envolve o seguinte:

  • Preparação de uma conta de negociação
  • Preparação de uma Conta de Lucros e Perdas e
  • Elaboração de um Balanço Patrimonial
O balancete fornece a entrada essencial para a elaboração dessas contas ou extratos. Essas contas / extratos fornecem informações necessárias para vários grupos interessados, viz. acionistas, investidores, credores, empregados, administração e órgãos governamentais etc. Portanto, essas demonstrações financeiras são preparadas para atender às necessidades de informação desses diversos grupos para que possam tomar as decisões adequadas.

Conta de Negociação

A Conta de Negociação está preparada para conhecer o resultado de uma operação de negociação. A Conta de Negociação é feita com a intenção principal de calcular o lucro bruto ou o prejuízo bruto de um estabelecimento comercial durante um período contábil, que geralmente é de um ano.

Na fraseologia contábil, lucro bruto significa lucro total. O lucro bruto é a diferença entre o produto da venda de um determinado período e o custo das mercadorias realmente vendidas. Uma vez que o lucro bruto significa lucro global, nenhuma dedução de qualquer tipo, ou seja, despesas gerais, administrativas ou de venda e distribuição é feita.

Diz-se que o lucro bruto é obtido quando o produto da venda excede o custo das mercadorias vendidas. Pelo contrário, se o preço de custo das mercadorias for superior ao preço de venda, podemos dizer que há uma perda.


Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

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