Conheça os 3 E’s da administração - Auxiliar Administrativo
Para além das funções administrativas e os princípios básicos da administração, um auxiliar administrativo deve ter conhecimento sobre os 3 E’s dessa área. Eles se referem à eficácia, eficiência e efetividade. Os "3 E's" da administração são essenciais para o sucesso da gestão organizacional.
É provável que você já tenha lido, ouvido e até mesmo falado alguma ou talvez todas essas palavras, mas sabe realmente a diferença e o significado de cada uma delas? Para a administração, esses 3 conceitos têm grande relevância, então se ainda houver dúvidas, chegou a hora de compreendê-los.
Eficiência
Consiste na efetivação de determinado processo ou demanda com os recursos disponíveis. Mais do que isso, ser eficiente significa realizar as tarefas com o mínimo de desperdício, maximizando a produtividade e minimizando os custos. A eficiência está relacionada à melhoria dos processos internos, à adoção de práticas e tecnologias eficientes e à gestão cuidadosa dos recursos humanos, financeiros e materiais. Basicamente, fazendo o uso inteligente de cada um deles e garantindo que determinada meta seja cumprida.
Eficácia
É comum que os termos eficácia e eficiência sejam confundidos, mas isso decorre não apenas da similaridade de escrita, no que consiste à etimologia, mas também por haver conectividade entre um termo e outro.
Enquanto a eficiência refere-se à conquista de objetivos com o mínimo esforço, a eficácia diz respeito à capacidade de alcançar os resultados e objetivos planejados. Ser eficaz significa realizar as atividades de forma adequada, atingindo os resultados esperados. A eficácia está relacionada à realização das metas e à entrega dos produtos ou serviços conforme o planejado, garantindo a satisfação dos clientes e a obtenção dos resultados desejados.
Ou seja, ser eficiente vai além de ser eficaz, uma vez que em ambas as conotações há o atingimento de metas, mas em um dos termos (eficiência) há mais aproveitamento com menos recursos.
Efetividade
Esse talvez seja o termo menos conhecido e empregado no dia a dia das pessoas, mas que não perde espaço no âmbito da administração. A efetividade consiste na capacidade de alcançar os objetivos organizacionais de longo prazo e de forma sustentável.
Ser efetivo significa atingir os resultados desejados no contexto mais amplo, levando em consideração a missão, a visão e os valores da organização. A efetividade envolve a capacidade de adaptação às mudanças do ambiente externo, a antecipação de tendências e a busca contínua pela inovação e pela excelência organizacional.
Ou seja, os "3 E's" da administração são complementares e interdependentes. Para obter sucesso, uma organização deve ser eficiente na utilização dos recursos, eficaz na obtenção dos resultados planejados e efetiva na realização da sua missão a longo prazo.
O equilíbrio entre esses três elementos é fundamental para uma gestão eficaz e bem-sucedida. Assim sendo, um profissional de administração que está à frente de uma organização deve zelar não apenas pelo cumprimento de metas, mas pela garantia de que elas estão sendo atingidas através de métodos alinhados com seus próprios valores e utilizando a menor quantidade possível de recursos.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo
Faça o Curso completo grátis!!